quarta-feira, 14 de setembro de 2011

JUSTIÇA x PERDÃO

NO EVANGELHO DE MATEUS CAP. 11.29 JESUS NOS EXORTA: " aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". PARA MELHOR COMPREENDER ESTA LINDA PASSAGEM , DEVEMOS ENTENDER QUE O ÓDIO, O DESEJO DE VINGANÇA E A INCAPACIDADE DE PERDOAR GRASSAVAM NAS CIVILIZAÇOES MUITO ANTES DA VINDA DE JESUS; O CONCEITO DE JUSTIÇADAQUELE POVO FUNDAMENTAVA-SE NA LEI DE TALIÃO, SEGUNDO O QUAL O CRIMINOSO DEVIA SER PUNIDO COM RIGOROSA RECIPROCIDADE EM RELAÇÃO AO DANO INFLIGIDO "OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE" OU SEJA TAL O CRIME, TAL A PENA; ENTRETANTO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VEIO PARA SUBSTITUIR A PENA DE TALIÃO POR UMA NOVA LEI: AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, POR AMOR A DEUS, POIS ESTE DIANTE DE UM ARREPENDIMENTO SINCERO E DE UM CORAÇÃO CONTRITO, NOS TRATA COM BONDADE E MISERICÓRDIA.

POR OUTRO LADO, A FALTA DE PERDÃO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO, POUCO SIGNIFICA PERTO DAS FALTAS GERADAS E COMETIDAS CONTRA O CRIADOR; PORÉM, MESMO SIDO TANTAS VEZES OBJETO DA MISERICÓRDIA DIVINA, NÃO É RARO FICARMOS COM O AMOR PRÓPRIO FERIDO QUANDO ALGUEM NOS FAZ UMA OFENSA E, IRRITADOS ACALENTAMOS O DESEJO DE REVIDAR. OBSERVA-SE ASSIM QUE PASSADOS VINTE SÉCULOS AINDA EXISTE NO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS ESSA DISPOSIÇÃOO DE VINDITA, SOBRETUDO NO TOCANTE AO FORO INTERIOR; COM FREQUENCIA AS PESSOAS SE PERDOAM FORMALMENTE, MAS GUARDAM MÁGOA E O RANCOR NA ALMA E, COM ELES O ANSEIO DE UMA REVANCHE, JESUS POR SUA VEZ É MUITO CLARO AO SULINHAR A NECESSIDADE DE PERDOAR DE TODO CORAÇÃO; É PRECISO ELIMINAR DO NOSSO ESPÍRITO A AMARGURA PELA OFENSA RECEBIDA, VISTO QUE PARA A CARIDADE E PARA O AMOR AO PRÓXIMO, O PERDÃO NÃO PODE HAVER LIMITE.

COM EFEITO QUERIDOS LEITORES, A JUSTIÇA E O PERDÃO SE POSTULAM E DEVEM ANDAR JUNTOS, POIS JUSTIÇA NÃO É VINGANÇA CEGA, MAS REPARAÇÃO DA ORDEM MORAL VIOLADA. CONCLUIMOS AFIRMANDO QUE O DIVINO MESTRE NÃO VEIO PREGAR A IMPUNIDADE NEM O LAXISMO MORAL, POIS DEUS É CLEMENTE, MAS TAMBÉM JUSTO
.
BUSCAMOS ASSIM A JUSTIÇA E O PERDÃO PARA QUE POSSAMOS VIVER EM TOTAL COMUNHÃO COM DEUS E COM O PRÓXIMO.
AMÉM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário