segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FRATERNIDADE

ATUALMENTE O QUE MAIS VEMOS E ASSISTIMOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É UMA CRESCENTE VIOLÊNCIA EM TODOS OS ASPECTOS SOCIAIS, O QUE CAUSA CADA VEZ MAIS TEMOR E APREENSÃO, POIS PERCEBEMOS ESTE CONSTRANGIMENTO ATÉ MESMO NO AMBIENTE FAMILIAR ONDE AS PESSOAS CADA VEZ MAIS DISTANTES DE DEUS E DA FÉ VÃO PROCEDENDO CONFORME SEUS INSTINTOS E SUA LEI DO SALVE-SE QUEM PUDER.
PARA MELHOR ILUSTRAR ESTE NOSSO TEMA BUSCAMOS UMA REFLEXÃO NO EVANGELHO DE LUCAS 10. 25-37, QUE SE REFERE A PARÁBOLA DO SAMARITANO, ONDE JESUS ENSINA-NOS QUE DEVEMOS AMAR AO IRMÃO, O NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.
"Jesus disse a um doutor da lei: um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu na mão de ladrões que o despojaram, deixando ferido e meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote e passou adiante, igualmente um levita, mas um samaritano que viajava chegando aquele lugar viu-o e moveu-se de compaixão; aproximando-se atou-lhe as feridas, passou azeite e vinho e colocou sobre sua montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.... Jesus pergunta: qual desses tres parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? responde o doutor da lei: aquele que usou de misericórdia para com ele; então Jesus disse: vai e fazes tu o mesmo".
OBSERVAMOS ASSIM, QUE JESUS COLOCA NA HISTÓRIA PESSOAS QUE SE DIZ RELIGIOSA PARA MOSTRAR QUE DEUS NÃO PODE SUPORTAR FORMALIDADES EXTERNAS COMO MANEIRA FÁCIL DE NÃO SE ENVOLVER COM OS PROBLEMAS REAIS DO HOMEM. ESTA ATITUDE MOSTRA A FALSA RELIGIÃO INSTALADA EM SEU CORAÇÃO, POIS TORNARA-SE INSENSÍVEL E INCAPAZ DE TER SENETIMENTOS DE COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA PELOS NECESSITADOS.
DIANTE DISSO ENTENDEMOS QUE SER IRMÃOS É PARTILHAR E COMPROMETER-SE COM AS NECESSIDADES DO PRÓXIMO, SAINDO DO SEU MUNDO EGOCÊNTRICO, PARA ENTRAR NO DO OUTRO. NÓS NÃO SOMOS AUTOMATICAMENTE IRMÃOS, MAS PODEMOS NOS TORNAR, COMPROMETENDO-NOS DE FORMA EFETIVA.

COM EFEITO QUERIDOS IRMÃOS E LEITORES, DEVEMOS DIANTE DA VIDA E DO NOSSO DEUS SE DE FATO CREMOS, BUSCAR A PRÁTICA DE ATITUDES CONCRETAS DE AMOR, DE CARIDADE, DE PAZ E DE BONDADE, POIS ESTAMOS AQUI COMO PEREGRINOS, ALÉM DO Q UE A VERDADEIRA FRATERNIDADE É SEMPRE CONSTRUÍDA, E NÃO ENCONTRADA PRONTA, ACABADA. ESTA CONSTRUÇÃO DEPENDE DE NÓS, DA NOSSA VONTADE, DO NOSSO LIVRE ÁRBITRIO, POIS FOMOS CRIADOS LIVRES, MAS LIVRES PARA AMAR...

ASSIM SEJA!!!!

3 comentários:

  1. OLÁ JOSI

    HOJE ESTIVW CONVERSANDO COM MINHA TERAPEUTA SOBRE COMO É FACIL A VIDA, NÓS É QUEM A COMPLICAMOS.
    BASTA ENTENDERMOS QUE DEVEMOS TER EM FOCO O AMOR E A COMPAIXÃO PARA VIVERMOS E CONVIVERMOS, O RESTO SEMRE SERÁ O RESTO.....

    ResponderExcluir
  2. OI
    MUITO BOM APRENDIZADO....
    VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA COM A AJUDA DE DEUS.
    ADOREI!!!!!

    ResponderExcluir