terça-feira, 22 de novembro de 2011

NOSSOS TALENTOS

TALENTOS TODOS NÓS OS RECEBEMOS. SÃO DONS SOBRENATURAIS OU NATURAIS QUE DEUS QUE DEUS EM SUA BONDADE E SABEDORIA DECIDIU CONCEDER A CADA UM DE NÓS, EM NÚMERO E INTENSIDADE MAIOR OU MENOR, COMO NARRA A PARÁBOLA DOS TALENTOS, OBJETO DE NOSSA REFLEXÃO, A QAUL CONTINUA TÃO ATUAL NA ERA DO CELULAR, DS VIAGENS INTERNACIONAIS, COMO FOI NO TEMPO DO PERGAMINHO E DAS VIAGENS EM DORSO DE CAMELO.
OS DONS SOBRENATURAIS SÃO DE FATO GRAÇAS QUE DESDE A NOSSA INFANCIA DEUS DERRAMA SOBRE NÓS, CONVIDANDO-NOS A SERMOS PIEDOSOS, A DARMOS O BOM EXEMPLO, A EDIFICARMOS OS IRMÃOS, A ADMIRARMOS AS COISAS SIMPLES MAS BELAS COMO A ALEGRIA DE UM PÔR DO SOL, OU O MOVIMENTO DO MAR.
OS DONS NATURAIS COMPLETAM A DÁDIVA FEITA POR DEUS A CADA SER HUMANO, POIS NINGUÉM DEIXOU DE RECEBER SEU QUINHÃO DE TALENTOS, E A PARÁBOLA ORA CITADA CONSTITUI PARA NÓS UM CASO PESSOAL.
TAIS DONS DEVEM SER VISTOS PORÉM NO CONTEXTO DO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, NÃO NOS SÃO DADOS PARA DESFRUTARMOS DELES FECHADOS EM NÓS MESMOS; PELO CONTRÁRIO DEVEM RENDER FRUTOS DE VIRTUDES, DE AMOR E DEDICAÇÃO, ALÉM DE ABNEGAÇÃO PELO PRÓXIMO.
DIANTE DO EXPOSTO, CONVIDAMOS AOS IRMÃOS A UMA MEDITAÇÃO DA PARÁBOLA DOS TALENTOS, A FIM DE QUE COM ESTA LEITURA E MEDITAÇÃO POSSAMOS ABRIR AS PORTAS DE NOSSA ALMA PARA AQUILO QUE NOSSO SALVADOR QUER NOS ENSINAR:
EVANGELHO DE MATEUS CAP 25, 14-30
" um homem ia viajar para o estangeiro e chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro um, a cada qual de acordo a sua capacidade. EM seguida viajou.
O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalahou com eles e lucrou outros cinco; do mesmo modo o que havia recebido dois lucrou outros dois, mas aquele que havia recebido um só, saiu cavou um buraco na terr e escondeu o dinheiro do seu patraão.
Depois de mto tempo o patraão voltou e foi acertar as contas com os empregados; o empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo Senhor: tu me entregastes cinco talentos, aqui estão mais cinco que lucrei, o patraõ lhe disse: servo bom e fiel, como foi fiel na dministração de tão pouco eu te confiarei mais, vem participar da minha alegria. Chegou tb o homem que tinha recebido dois talentos e disse Senhor tu me entregastes dois talentos, aqui estão mais dois talentos que lucrei, o patraõ disse: mto bem servo bom e fiel, como foste fiel na adminsitração de tão pouco eu te confiarei mais, vem participar da minha alegrria.
Por fim chegou o que havia recebido um talento e disse: Senhor sei que és um homem severo, pois colhe onde não plantaste, ceifas onde não semeastes, por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão, aqui toma o que te pertence. O patrão lhes respondeu; servo mau e preguiçoso, tu sabias que eu colho onde não planto e que ceifo onde não semeei? então deveria ter depositado meu dinheiro no banco, para que ao voltar eu recebesse com juros o que me pertence.
Em seguida o patrão ordenou: tirai dele o talento e dai aquele que tem dez!! porque a todo aquele que tem, será dado mais e terá em abundancia, mas daquele que não tem, até o que tem, lhe será tirado.
Quanto a este servo inútil, jogai-o fora, na escuridão, ali haverá choro e ranger de dentes".

ASSIM QUERIDOS LEITORES, NÃO SE TRATA PORTANTO APENAS LER A PARÁBOLA COMO SE NÃO TIVESSE UMA RELAÇÃO DIRETA E IMEDIATA CONOSCO, POIS POR MAIS QUE O MUNDO TENHA MUDADO E ESTEJAMOS DISTANTES DA ÉPOCA QUE JESUS VIVEU AQUI NA TERRA, CERCA DE DOIS MIL ANOS, OS PROBLEMAS RELATIVOS A FÉ, E A MORAL CONTINUAM OS MESMOS, VISTO QUE DEPENDE PRINCIPALMENTE DO PRÓPRIO AGIR DO SER HUMANO, ELEMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA OU MELHOR DIZENDO O PRINCIPAL , JÁ QUE CABE A CADA UM DE NÓS PARTICIPAR DE MODO ATIVO NA DOUTRINA DE CRISTO, ACOMPANHANDO NÃO SÓ COM A RAZÃO, MAS TAMBÉM COM O CORAÇÃO.
FAÇAMOS POIS RENDER PARA PROVEITO NOSSO E DOS IRMÃOS OS TALENTOS QUE TEMOS, PORQUE TALENTO SIGNIFICA A FACULDADE ESPECÍFICA DE CADA UM, E QUE NINGUÉM DIGA: TENHO UM TALENTO, NADA POSSO FAZER!
COM EFEITO TODOS NÓS NA MEDIDA DOS SEUS DONS ,DEVE SE SERVIR EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E DOS OUTROS, MAS SEMPRE VISANDO A MAIOR GLÓRIA DA CRIADOR QUE É A SALVAÇÃO DAS ALMAS.

ASSIM SEJA!!!
T

2 comentários:

  1. Os talentos de cada um poderiam ser bem aproveitados para as coisas boas da vida.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JOSI

    PELO QUE PUDE ENTENDER DO SEU TEXTO TALENTO VEM A SER SINONIMO DE DOM.
    CADA UM DE NÓS NASCE COM UM TIPO DE DOM, É ISTO?
    SE FOR AFIRMATIVO E TUDO UNO! O NOSSO DOM É A CONEXÃO COM A DINVIDADE! OU NASCE OU SE BUSCA PELA DOR OU PELO AMOR!

    ResponderExcluir