quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CONCEPÇÃO DA PAZ

DIANTE DA REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE VAMOS ESCREVER UM POUCO SOBRE A PAZ, QUE É ANTES DE MAIS NADA OBRA  DA JUSTIÇA, PORQUE  EXIGE A INSTAURAÇÃO DE  UMA ORDEM JUSTA NA QUAL TODOS OS HOMENS  POSSAM REALIZAR-SE  COMO CIDADAÕS, ONDE SUA DIGNIDADE SEJA RESPEITADA E ASPIRAÇÕES SATISFEITAS, O  ACESSO A  VERDADE RECONHECIDO E SUA LIBERDADE PESSOAL GARANTIDA;
 É PORTANTO UMA ORDEM NA QUAL OS HOMENS SÃO  AGENTES DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
A PAZ  VISTA DESSE CONTEXTO  NÃO É A SIMPLES AUSÊNCIA DE VIOLÊNCIAS E DE DERRAMAMENTO DE SANGUE,VISTO QUE  A OPRESSÃO EXERCIDA PELOS GRUPOS DE PODER PODE DAR AIMPRESSÃO  DE QUE A PAZ E AORDEM ESTÃO SENDO MANTIDAS, MAS NA REALIDADE NÃO SE TRATA SENÃO DE UMA  DOMINAÇÃO, POIS NÃO SE CONSEGUE A PAZ SENÃO CRAINDO UMA ORDEM NOVA QUE COMPORTE UMA JUSTIÇA MAIS PERFEITA ENTRE OS HOMENS PROMOVENDO  O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL.

ASSIM QUERIDOS LEITORES, A PAZ É UMA TAREFA  PERMANENTE, SUJEITA A MOVIMENTOS QUE IMPLICA CONSTANTEMENTE EM MUDANÇAS DE ESTRUTURA, TRANSFORMAÇÕES DE ATITUDES  E CONVERSÃO DE CORAÇÕES. POR OUTRO LADO, A CONCEPÇÃO DA VERDADEIRA PAZ SEGUNDO STO AGOSTINHO NÃO SIGNIFICA  PASSIVIDADE NEM CONFORMISMO, NEM TÃO POUCO ALGO QUE SE ADQUIRA DE UMA VEZ POR TODAS, MAS É O  RESULTADO  DE CONTÍNUO ESFORÇO DE ADAPTAÇÃO AS NOVAS CIRCUNSTANCIAS, ÀS EXIGENCIAS E DESAFIOS DE UMA HISTÓRIA DE MUTAÇÃO.
PERCEBEMOS PORTANTO, QUE  UMA PAZ ESTÁTICA E APARENTE PODE SER ALCANÇADA COM O EMPREGO DA FORÇA, PORÉM UMA PAZ AUTÊNTICA IMPLICA LUTA E CONQUISTA PERMANENTE, POIS  A PAZ NÃO SE ACHA, HÁ QUE CONSTRUÍ-LA.

COM EFEITO IRMÃOS, SE SOMOS CRISTÃOS SOMOS ARTESÃOS DA PAZ, PORQUE ENTENDEMOS QUE A PAZ É FINALMENTE FRUTO DO AMOR, EXPRESSÃO DE UMA FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS, COMO  CRISTO MESMO  QUE  VEIO A ESTE MUNDO COMO PRÍNCIPE DA PAZ, BUSCANDO A  RECONCILIAÇÃO ENTRE OS HOMENS. SÓ CRISTO PODE DAR A PAZ  QUE O MUNDO PRECISA  MEDIANTE O SEU AMOR  QUE É A ALMA DA JUSTIÇA,  E NÓS QUE SOMOS  INSTRUMENTOS  DE CRISTO  DEVEMOS TRABALHAR  PELA JUSTIÇA SOCIAL, CULTIVAR  A PAZ E O  AMOR NO CORAÇÃO A COMEÇAR PELO NOSSO PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO QUE SÃO OS ENTES QUERIDOS E OS AMIGOS E ATÉ MESMO OS  INIMIGOS.

DIANTE DO EXPOSTO CONCLUIMOS QUE A PAZ COM DEUS  É O FUNDAMENTO ÚLTIMO DA PAZ INTERIOR E DA PAZ SOCIAL, POR ISSO ONDE A PAZ  SOCIAL NAO EXISTE,ONDE HÁ INJUSTIÇAS, DESIGUALDADES SOCIAIS E POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS, REJEITA-SE O DOM DA PAZ DO SENHOR E AINDA MAIS  REJEITA-SE O PRÓPRIO SENHOR DA VIDA.
PARA MAIOR REFLEXÃO  DEVEMOS ORAR NA PASSAGEM DO EVANGELHO DE MATEUS 25, 31-46- JUÍZO FINAL, QUANDO CRISTO VOLTAR EM SUA GLÓRIA E SEPARAR OS  JUSTOS DOS INJUSTOS.
QUE O SENHOR DEUS, PAI DAS MISERICÓRDIAS DERRAME A PAZ SOBRE TODOS NÓS!!!
AMÉM!!!

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    QUANTA PROFUNDIDADE NESTA POSTAGEM, QUANDO FALA NA PAZ SOCIAL, NA PAZ INTERIOR, NA PAZ QUE JESUS VEIO NOS ENSINAR, E COMO É IMPORTANTE Tê-LA!
    SÓ AGORA VEMOS O QUANTO ELA É IMPORTANTE, POIS CONVIVER COM TANTOS CONFLITOS, SÓ IREMOS ADOECER!

    ResponderExcluir