segunda-feira, 28 de maio de 2012

PENTECOSTES


A Igreja celebrou no último domingo, uma das suas festas mais significativas que é o PENTECOSTES. No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme nos revela o livro de Atos dos Apóstolos 2,1-4.

Para nós cristãos, Pentecostes é a plenitude da Páscoa e o dia do nascimento da Igreja com a missão de dar continuidade à obra do Ressuscitado no curso dos séculos, animada pelo dom do Espírito enviado sobre as comunidades pelo Pai e pelo Filho glorificado. É bom lembrar que na celebração do Pentecostes cumpre-se a promessa de Jesus aos discípulos: “O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando ele vier, dará testemunho de mim e vocês também darão testemunho de mim” .

O evangelista João inicia sua narrativa expondo a situação da comunidade: “Ao anoitecer, do primeiro dia da semana, estando trancadas as portas do lugar onde se encontravam os discípulos…”. Ele realça a situação de insegurança própria de quem perde as referências e não sabe mais a quem recorrer. No Pentecostes, “Jesus aparece e se coloca no meio deles e disse: a “paz esteja convosco”.Para JESUS não há barreiras. Os discípulos ficaram contentes ao ver o Senhor e recuperam a paz, alegria e confiança, fundamentos dessa nova vida. Eles redescobriram o Mestre como centro de referência. D’Ele receberam as coordenadas que os levaram a superar o medo e a incerteza. Diante dos “sinais de Suas mãos e do lado”, que evocam o amor total expresso na cruz, os discípulos sentem que nem o sofrimento, nem a morte ou a violência do mundo poderão detê-los. O Espírito Santo na verdade é o Prometido por Jesus: "ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" At 1,4-5. Este Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho ." Jo 15 26-27. O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho, os três formam a Santíssima Trindade!

A nova comunidade, por palavras e ações, tem a missão de criar condições para que o Espírito seja acolhido pelos corações humanos. Assim, gerada do sopro do Espírito do Ressuscitado, ela se transformará numa comunidade reconciliadora e testemunha do amor gratuito e generoso do Pai. Reconhecer essa presença de Deus, que se fez um conosco, nos impulsiona a testemunhar e, testemunhando, anunciar que Ele esteve morto, mas agora vive. O Espírito Santo nos é oferecido para que vivamos, no hoje da nossa história, a alegria plena pela certeza de que já fomos salvos pelo Cristo de Deus.

Assim, a recepção do dom do Espírito Santo leva as pessoas a saírem de si e se comunicarem, anunciando a vitória da vida, uma vida nova pela alegria de servir, pelo júbilo de um encontro com Deus, pela certeza de Sua presença transformadora e pelo mergulho da fé no mistério divino, na certeza de que Cristo ressuscitou e vive entre nós.

À luz de Pentecostes, o anúncio do Evangelho consistirá sempre numa proposta de vida, vivida na reciprocidade, na escuta e na busca sincera da verdade que abre horizontes ao diálogo, respeitoso e amigo, com cada pessoa e cada povo. Com a presença do Espírito Santo, o mundo inteiro é renovado! É Pentecostes o novo marco da nossa história pessoal e eclesial. É pelo Espírito Santo que nascemos para Deus. Por Ele somos configurados ao Senhor e nos empenhamos no caminho da virtude. É o Espírito que, como dom do Pai, transforma nossa tristeza em perfeita alegria, que nos oferece a vitória por meio da cruz.

Com efeito queridos irmãos, se de fato cremos, somos conduzidos e orientados pela ação do Espírito de Deus a experimentar este estado de confiança plena naquele que tudo pode e que nos fortalece, pois o Espírito Santo está plantado em nós; somos seu solo que certamente as sementes aí plantadas, se bem cuidadas e tratadas darão frutos em abundância para a glória do SENHOR.

Para maior reflexão a oração do ESPÍRITO SANTO:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor;

Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será recriado e renovareis a face da terra.

OREMOS:

OH! DEUS !

Que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas e segundo a luz do vosso Espírito e gozemos sempre de sua divina consolaçao.

POR CRISTO SENHOR NOSSO, AMÉM!!!









Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    PUDE PARTICIPAR DA MISSA DE PENTECOSTES NA IGREJA DO SR DO BONFIM, REALMENTE A ENERGIA FOI MUITO BOA, MUITA GENTE EM BUSCA DE CURA!
    SEI QUE VOCE ACREDITA APENAS NO ESPÍRITO SANTO, EU JA ACREDITO EM VARIOS ESPIRITOS, E SEI QUE OS ASCENCIONADOS NO DIA DE PENTECOSTES SE FIZERAM PRESENTE, PORQUE A IGREJA ESTAVA UMA ENERGIA MUITO BOA.....

    ResponderExcluir