domingo, 5 de agosto de 2012

O SIGNIFICADO DA CONSAGRAÇÃO


A CONSAGRÇÃO É O MOMENTO MAIS SOLENE E IMPORTANTE DA CELEBRAÇÃO EUCARISTÍCA. QUANDO O SACERDOTE SE INCLINA SOBREA AS ESPÉCIES DO PÃO E DO VINHO  E DIZ AS  FÓRMULAS, UMA VEZ MAIS O MILAGRE SE OPERA; O PÃO E O VINHO SE TRANSUBSTANCIAM EM CORPO E SANGUE , ALMA E DIVINDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
ESTE ACONTECMENTO É INDICADO NA LITURGIA PELOS TOQUES AO MESMO TEMPO GRAVES E  FESTIVOS DA SINETA. ESSE TOQUE DOS SINOS NA HORA DA CONSAGAÇÃO TEM UM SIMBOLISMO QUE  REMONTA A UMA PRÁTICA  DO ANTIGO TESTAMENTO.
COM EFEITO, QUANDO MOISÉS CONDUZIU O POVO ELEITO ATRAVÉS DO DESERTO RUMO A TERRA PROMETIDA, DEUS LHE ORDENOU ENTRE OUTRAS COISAS QUE CONSTRUÍSSE O TABERNÁCULO OU SEJA: UM CONJUNTO DE TENDAS ONDE ERA COLCADA A ARCA DA ALIANÇA. A ORGANIZAÇÃO DESTE LUGAR SANTO IRIA INSPIRAR POSTERIORMENTE A CONSTRUÇÃO DO FUTURO E GRANDIOSO TEMPLO DE JERUSALÉM,E ERA DIVIDIDO EM TRES PARTES PRINCIPAIS: O PÁTIO, ONDE SE REALIZAVA OS SACRIFICIOS E A ADORAÇÃO DO POVO; O  LUGAR SANTO, ONDE OS SACERDOTES SE PREPARAVAM PARA OS RITUAIS SAGRADOS;  E O SANTO DOS SANTOS ONDE FICAVA A ARCA DA ALIANÇA, RESTRTIO AO SUMO SACERDOTE QUE PODIA ALI ENTRAR APENAS UMA VEZ AO ANO.
NO DIA QUE O SUMO SACERDOTE IRIA PENETRRR NO SANTO DOS SANTOS, CINGIAM-LHE A CINTURA COM UMA CORDA NA QUAL SE PENDURAVAM OS PEQUENOS SINOS. I A RAZÃO  DISSO ERA POUQE OS JUDEUS TINHAM O RECEIO DE QUE PELA EXTREMA SANTIDADE DO LUGAR ONDE ESTAVA GUARDADA A ARCA DA ALIANÇA, ENVOLTO EM TANTO MISTÉRIO E TANTA PRESENÇA DE DEUS, O HOMEM NÃO PUDESSE SUPORTAR AQUELA INTENSA EMOÇÃO E  VIESSE A DESFALECER. POR ISSO ENQUANDO O LÍDER ESPIRITUAL  ESTIVESSE LÁ DENTRO, DEVERIA  FAZER BIMBALHAR OS SINOS NA SUA CINTURA,  AVISANDO AOS OUTROS QUE ELE AINDA PERMANECIA VIVO. CASO OS SINOS  FICASSEM MUDOS, ERA SINAL   DE QUE O PONTÍFICE HAVIA MORRRIDO OU DESMAIADO. NESTE CASO OS SACERDOTES DEVERIAM PUXÁ-LO PELA CORDA PARA FORA DO SANTO DOS SANTOS.
NAS IGREFJAS DE HOE COMO UMA REMINISCÊNCIA SIMBÓLICA, AS SINETAS TOCAM DURANTE  A CONSAGRAÇÃO, AGORA PARA AVISAR AOS FIÉIS QUE O PADRE, RENOVANDO NO ALTAR O MILAGRE DA TRANSUBSTANCIAÇÃO E SUSTENTANDO EM SUAS MÃOS O PRÓPRIO CORPO DE CRISTO, QUE CONTINUA VIVO .
TODAS ESSAS  CURIOSIDADES  QUERIDOS LEITORES, CONSIDERO IMPORTANTE PORQUE   ELEVA O NOSSO CONHECIMENTO, COMO TAMBÉM  FORNECE ELEMENTOS  QUE IDENTIFICAM OS  RITUAIS, ALÉM DE ALIMENTAR   A NOSSA FÉ EM NOSSO SENHOR  JESUS CRISTO QUE  PERMANECE EM  NOSSO CORAÇÃO, POIS SOMOS  DE FATO TEMPLOS VIVOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
AMÉM!!!

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    BASTANTE ESCLARECEDOR A POSTAGEM DE HOJE, NÃO SABIA SOBRE A SIMBOLOGIA DO SINO, ACHAVA QUE ERA PARA CHAMAR ATENÇÃO A UM ATO QUE EXIGE CONCENTRAÇÃO E ELEVAÇÃO ESPIRITUAL,ONDE O POVO CONTRICTO AJOELHA DANDO PROVA VIVA QUE ACEITAM OS RITOS SAGRADOS COMO VERDADEIRO E SALVADOR.
    APRENDI MAIS, COMO FICAR EM PÉ NA MISSA É SINAL DE RESPEITO, FICAR DE JOELHO É ACEITAR DE FATO CRISTO COMO SALVADOR!

    ResponderExcluir