sábado, 27 de agosto de 2011

ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA

DESDE OS POVOS ANTIGOS NAS MAIS DIVERSAS CULTURAS AS FAMÍLIAM SE REUNIAM NOS MOMENTOS DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES, REVESTINDO-SE DE UM SIMBOLISMO BASTANTE SIGNIFICATIVO, MUITO ALÉM DA VIDA BIOLÓGICA. AO REDOR DA MESA ESTABELECIAM AS RELAÇÕES FAMILIARES, POIS A MESA ERA LOCAL DE FORTE SÍMBOLO DE INTEGRAÇÃO, CONVIVÊNCIA, COMUNHÃO E FRATENIDADE, VISTO QUE AÍ PARTILHAVA-SE NÃO SÓ DA COMIDA OU BEBIDA, MAS DO DIÁLOGO, AMENIDADES, ALEGRIA E DESCONCENTRAÇÃO.
NOS TEMPOS MODERNOS ESTA PRÁTICA DA FAMILÍA FICOU MUITO DIFICIL, DEVIDO AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES QUE OS MEMBROS DA FAMÍLIA ASSUMEM, POIS ENQUANTO O PAI VOLTA DO TRABALHO, O FILHO ESTÁ INDO PARA A ESCOLA. NA VERDADE A MESA DA COMIDA É HOJE SUBSTITUIDA POR OUTRAS COMO POR EXEMPLO, A DOS NEGÓCIOS, PLANEJAMENTOS, JOGOS, DEBATES DENTRE OUTRAS. O DIÁLOGO FAMILIAR CEDEU LUGAR A CONVERSA AO CELULAR, AO PROGRAMA DE TV, A MÚSICA, DO RÁDIO, A LEITURA DO JORNAL, A INTERNET... HÁ FAMÍLIAS QUE LUTAM PARA VER SE CONSEGUEM PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA, REUNIR-SE PARA PARTILHAR A REFEIÇÃO, UMA ATITUDE LOUVÁVEL EM TEMPOS DE TANTA CORRERIA E DE TANTOS ATRATIVOS OFERECIDOS PELA SOCIEDADE. PIOR SITUAÇÃO É A DAS FAMÍLIAS QUE NÃO SE REUNEM EM VOLTA DA MESA, POR NÃO TEREM O QUE PÔR SOBRE ELA. SE AS POLÍTICAS DE COMBATE A FOME ESTÃO REDUZINDO O NÚMERO DE FAMINTOS NO BRASIL, DEVEMOS RECONHECER QE AINDA HÁ MUITO POR FAZER, COMO TAMBÉM QUANTO AOS PAÍSESS SUBMERSOS NA MISÉRIA E NA FOME; ENQUANTO HOUVER UM FAMINTO NO MUNDO NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR.
ANALISANDO TODOS ESTES VALORES, PODEMOS TOMAR COMO MODELO A SER SEGUIDO JESUS CRISTO QUE TEVE FOME QAUNDO DA SUA PASSAGEM AQUI NA TERRA, MAS QUE PARTILHAVA DO POUCO QUE TINHA COM TODOS OS SEUS IRMÃOS, POIS SEGUNDO ELE COMIDA É SINAL DE VIDA E COMUNHÃO, E AINDA COMPARAVA O REINO DE DEUS A UM BANQUETE ESPECIAL, DEVIDO A FRATERNIDADE QUE REINAVA E PELA PRESENÇA DOS MAIS NECESSITADOS, COMO SE VERIFICA NO EVANGELHO DE JOÃO CAP 6.26 e 35, QUANDO RELATA O DISCURSO DE JESUS SOBRE O PÃO DA VIDA.
" buscai-me não porque vistes os milagres,mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna,, que o Filho do Homem vos dará, pois nele DEUS imprimiu o seu sinal...
JESUS replicou: eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede, mas já vos disse: vós me vedes e não credes....

COM EFEITO QUERIDOS LEITORES, DEVEMOS POIS SEGUIR O TESTEMUNHO DO NOSSO MESTRE E DOS SEUS EXEMPLOS, PARA QUE POSSAMOS PASSAR NESTE MUNDO DE FORMA MAIS CONSENTÂNEA E JUSTA, POIS MUITAS VEZES VEMOS JESUS NO IRMÃO FAMINTO E NÃO O RECONHECEMOS E TAMBÉM NÃO CREMOS E VAMOS LEVANDO A NOSSA VIDINHA MEDIÓCRE ACREDITANDO APENAS NOS VALORES MATERIAIS QUE PASSAM E QUE SÃO DESTRUÍDOS, DEVEMOS POIS BUSCAR AS COISAS DO ALTO, AS COISAS DE DEUS E COMEÇAR A VIVER O REINO DE DEUS AINDA AQUI NA TERRA, ENQUANTO TEMPO TEREMOS, POIS AQUI ESTAMOS DE PASSAGEM; É PRECISO CONSCIENTIZARMOS DESTA REALIDADE E VIVER CONFORME OS MANDAMENTOS DO NOSSO AMADO JESUS!!!!!

ASSIM SEJA !!!!

2 comentários:

  1. Adorei o texto. Por aqui adoram fazer as refeições juntos e principalmente contar causos na mesa.

    ResponderExcluir
  2. REGINA OLIVEIRA27 agosto, 2011 22:15

    OLÁ JOSI

    QUE BELA CONTEXTUALIZAÇAO VOCE FEZ NA SUA POSTAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO E FAMILIA. OS VALORES HOJE SÃO OUTROS, O POVO A COMEÇAR EM CASA NAO SE RESPEITAM,NAO SE ADMIRAM NAO SE TOLERAM, FICA DIFICIL DIVIDIR QUALQUER COISA.

    BOM SERIA SE APRENDESSEMOS AMAR, O PROXIMO, RESPEITAR O OUTRO, AI SIM IRIAMOS DESEJAR A COMPAINHA UNS DOS OUTROS

    ResponderExcluir