quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DO ANO 2012

TODOS OS ANOS DURANTE O PERÍODO DA QUARESMA, QUE É O TEMPO DEDICADO À CONVERSÃO E PENITÊNCIA, A CNBB, CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL REALIZA A CAMPANHA CUJA FINALIDADE CONSISTE EM DESPERTAR  A SOLIDARIEDADE DE SEUS FIÉIS E DE TODA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A UM PROBLEMA CONCRETO QUE ENVOLVE TODA  A NAÇÃO EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO.

ASSIM A CAMPANHA DESSE ANO, QUE TEM ÍNICIO NA QUARTA FEIRA DE CINZAS, TEM COMO TEMA: 
 FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA 
 LEMA: "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA" ECLESIÁSTICO 38.8.

 O OBJETIVO GERAL DA CAMPANHA É PROMOVER AMPLA DISCUSSÃO SOBRE A  REALIDADE DA SAÚDE  NO BRASIL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA ÁREA, PARA CONTRIBUIR NA QUALIFICAÇÃO, NO FORTALECIMENTO E NA CONSOLIDAÇÃO DO SUS, EM VISTA DA MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS, DO ACESSO E DA VIDA DA POPULAÇÃO. COMO TODOS OS ANOS A CAMPANHA  TRAZ UM TEMA QUE MERECE REFLEXÃO E  DISCUSSÃO E QUE AFETA TODA A POPULAÇÃO, CONTANDO AINDA COM A PARTICIPAÇÃO  E ENVOLVIMENTO DE TODAS AS RELIGIÕES, O QUE FAVORECE UMA MAIOR ABRANGENCIA.

SOMOS SABEDORES  DE QUE A SAÚDE É UM DOS BENS MAIS PRECIOSOS QUE TEMOS E  PRECISAMOS APRENDER A CUIDAR E A VALORIZAR; POR OUTRO LADO TODOS NÓS JÁ  CONVIVEMOS COM ALGUÉM  QUE  SÓ DESCOBRIU O VALOR DA SAÚDE DEPOIS DE PERDÊ-LA MUITAS  VEZES  POR FALTA DE ACESSO AOS SERVIÇOS . NOSSA  SAÚDE   DEPENDE  DE  MUITOS FATORES COMO POR EXEMPLO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, ECONÔMICAS E AMBIENTAIS EM QUE  VIVEMOS E DAS ESCOLHAS QUE FAZEMOS .

SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL A SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL  DO SER HUMANO ONDE  AS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE SÃO  RESPONSABILIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AÍ SABEMOS QUE  ESTE SISTEMA NÃO VAI BEM, COMO DEMONSTRA O RELATÓRIO DE ESTATÍSTICAS DE SAUDE MUNDIAIS  DIVULGADO PELA OMS, QUE REVELA QUE  O GOVERNO BRASILEIRO ESTÁ ENTRE OS 24 PAÍSES QUE DESTINA UMAS DAS MENORES PROPORÇÕES DE SEU ORÇAMENTO Á SAÚDE.

DIANTE DE TAL PANAROMA QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO, SOMOS CONVIDADOS A UMA REFLEXÃO PROFUNDA  SOBRE A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO, DEVENDO O ESTADO, INSTITUIÇÕES E A POPULAÇÃO PROPOR SOLUÇÕES E MELHORIAS QUE BENEFICIEM A TODOS, COMO BEM ENFATIZOU O CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, DOM ODILIO  DURANTE O LANÇAMENTO DA CAMPANHA : " QUE É PRECISO TODA A SOCIEDADE SE MOBILIZAR EM  COLABORAÇÃO COM O ESTADO, PARA POSSIBILITAR UM ATENDIMENTO DIGNO E IGUALITÁRIO ESPECIALMENTE AQUELES  QUE NAO TEM ACESSO À ASSISTENCIA".

POR FIM  A CAMPANHA DESEJA MESMO  CHAMAR ATENÇÃO PARA  O CUIDADO DO PACIENTE, A PRÁTICA  DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS, ESTIMULAR E FORTALECER  A MOBILIZAÇÃO POPULAR  NA MELHORIA DO SUS E PROMOVER   A PARTICIPAÇÃO  DE TODOS NOS ESPAÇOS DE CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E DELIBERAÇÃO DAS POLÍTICAS  PÚBLICAS DE SAÚDE, GERANDO ASSIM INDIVÍDUOS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES COMO CIDADÃOS E FILHOS DE  DEUS.

CONCLUÍMOS DESEJANDO A TODOS OS LEITORES UMA  SÁUDE  PERFEITA, TAL COMO O SENHOR DA VIDA DESEJA PARA TODOS NÓS!!!!
ASSIM SEJA!!!

2 comentários:

  1. OLÁ JOSI
    ESTA É AIGREJA QUE EU GOSTO DE VER, DE SAIR DOS TEMPLOS E SE PREOCUPAR COM O MUNDO COMTEMPORÂNEO!
    POIS BEM, CREIO QUE NÃO TEMOS POLITICAS PÚBLICAS EFICAZES, DESDE O NOSSO DESCOBRIMENTO, CRESCEMOS EM QUANTIDADE DE PESSOAS , MAS EM ESTRUTURA FISICA NÃO! QUEM DECIDE A POLITICA DE SAÚDE FICA DENTRO DAS SALAS EM SEU AR CONDICIONADO E NÃO MONITORAM O QUE ACONTECE NA PRATICA.
    A QUANTIDADE DE UNIDADES DE SAUDE PARA A POPULAÇÃO É INSUFICIENTE, NÃO HÁ DESTRIBUIÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NO INTERIOR, HAJA VISTA A VINDA DE TANTA GENTE PARA A CAPITAL, ATRAS DE ASSISTENCIA.
    NÃO EXISTE, OU É INSUFICIENTE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OU SERVIÇO. AS VERBAS DESTINADAS A SAÚDE É MUITO POUCO PARA A REALIDADE ATUAL.
    O SUS É LINDO NO PAPEL, NÃO EXCLUI NINGUÉM, MAS ACOMODAR A ONDE? QUE LEITO? NÃO TEM PROFISSIONAL DE SAUDE QUE SUPORTE ATENDER UMA DEMANDA SEM LIMITES.
    É PRECISO ANTES DE MAIS NADA, MAIS LEITOS, REDISTRUIBUIR POSTOS POR DISTRITOS, MAPEAR OS PROBLEMAS DE SAUDE, AINDA TEMOS MUITOS CASOS DE TUBERCULOSE, DE HANSEN, DE LEISHAMANIOSE E NÃO SÃO DIVULGADOS. SOMOS ZONA ENDEMICA DE CHAGAS!
    PRECISAMOS TRABALHAR COM A PREVENÇÃO, INVESTIR EM EDUCAÇÃO, ESTÁ TUDO ATELADO, NÃO TEM JEITO, POVO EDUCADO ADOECERÁ MENOS...

    ResponderExcluir