domingo, 3 de junho de 2012

O SIGNIFICADO DA HÓSTIA


APESAR  DE FREQUENTAR   A IGREJA, ASSISTIR  A MISSA AOS DOMINGOS E RECEBER O SACRAMENTO DA  EUCARISTIA, ONDE  CREMOS ESTÁ PRESENTE O CORPO E O SANGUE DE CRISTO, AO LER O LIVRO SOBRE CURIOSIDADES  CATÓLICAS, ACHEI INTERESSANTE ALGUMAS INFORMAÇÕES PERTINENTES AO SIGNIFICADO DA HÓSTIA, E ASSIM AQUI ESTAMOS POSTANDO  PARA MAIOR  CONHECIMENTO E ATÉ MESMO AMADURECIMENTO DA FÉ .
QUANDO NOS APROXIMAMOS DO ALTAR PARA RECEBER A SANTA COMUNHÃO, TALVEZ NÃO TENHAMOS  MUITO PRESENTE O SIGNIFICADO  DO NOME “HÓSTIA” QUE SE DÁ AO PÃO  EUCARÍSTICO. ESSA PALAVRA VEM DO LATIM, E É SINÔNIMO DE “VÍTIMA”. AO ANIMAL SACRIFICADO EM HONRA DOS DEUSES, À VÍTIMA  OFERECIDA EM SACRIFÍCIO À DIVINDADE, OS ROMANOS CHAMAVAM  DE “HÓSTIA”. AO SOLDADO TOMBADO NA GUERRA, VÍTIMA DE AGRESSÃO INIMIGA, DEFENDENDO O IMPERADOR E A PÁTRIA, CHAMAVAM DE “HÓSTIA”. LIGADA  A ESTA PALAVRA ESTÁ OUTRA, TAMBÉM LATINA, “HÓSTIS”, QUE SIGNIFICA O “INIMIGO”, DAÍ VEM A PALAVRA HOSTIL (AGRESSIVO, AMEAÇADOR). A VÍTIMA FATAL DE UMA AGRESSÃO POR CONSEGUINTE, É UMA “HÓSTIA.”
QUANDO O CRISTIANISMO ENTROU EM CONTATO COM A CULTURA LATINA, ACRESCENTOU AO SEU LINGUAJAR TEOLÓGICO E LITÚRGICO A PALAVRA  “HÓSTIA”, EXATAMENTE  PARA SE REFERIR  A MAIOR VÍTIMA FATAL DA AGRESSÃO HUMANA: JESUS CRISTO, MORTO E  RESSUSCITADO. OS CRISTÃOS  ADOTARAM A PALAVRA  HÓSTIA PARA DESIGNAR O CORDEIRO IMOLADO NA CRUZ, VITIMADO E AO MESMO TEMPO  RESSUSCITADO, PRESENTE NO MISTÉRIO EUCARÍSTICO.
A PALAVRA HÓSTIA  PASSA, POIS,  A SIGNIFICAR A  REALIDADE QUE CRISTO MESMO MOSTROU NAQUELA ÚLTIMA CEIA  QUANDO DISSE: “ ISTO É O MEU CORPO ENTREGUE POR VÓS.... O MEU SANGUE DERRAMADO POR VÓS”. ASSIM  O PÃO CONSAGRADO, PORTANTO É UMA HÓSTIA VERDADEIRA PORQUE O PRÓPRIO  CRISTO, UMA VEZ MORTALMENTE AGREDIDO  PELA MALDADE HUMANA, AGORA  VIVO  ENTRE NÓS FEITO PÃO E VINHO, ENTREGUES PARA SER COMIDA  E BEBIDA. DIANTE DESTA HÓSTIA, ISTO É DIANTE DESTE MISTÉRIO, NOS INCLINAMOS  EM PROFUNDA  REVERÊNCIA MERGULHANDO  NA CONTEMPLAÇÃO E ASSUMINDO  O COMPROMISSO DE SER TAMBÉM ASSIM: CORPO OFERECIDO, “COMO HÓSTIA  VIVA, SANTA, AGRADÁVEL A DEUS” ROMANOS 12,1.
DIANTE  DE TAL  INFORMAÇÃO, CABE A CADA UM DE NÓS,  IMPLORAR  A DEUS TODO PODEROSO QUE VENHA EM SOCORRO DA NOSSA INTELIGÊNCIA, A FIM DE QUE POSSAMOS  CONHECER E ENTENDER  OS SEUS DESÍGNIOS  COM OLHOS E OUVIDOS ESPIRITUAIS  E SUPLICAR  COM IMENSO FERVOR: 
SENHOR EU  CREIO, MAS AUMENTAI   A MINHA  FÉ!
AMÉM!!!

8 comentários:

  1. OLÁ JOSI

    MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA HÓSTIA, DA HERMENEUTICA DA QUESTÃO.
    SEMPRE ACHEI QUE O MOMENTO DA ENTREGA DA HÓSTIA ERA REPARTIR O PÃO ENTRE OS IRMÃOS EM CRISTO, EM UM ATO DE FÉ E PARTILHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e estás completamente, absolutamente certo.

      Excluir
    2. e estás completamente, absolutamente certo.

      Excluir
  2. Eliane Motter10 maio, 2016 09:14

    Achei interessante, pois não sabia o significado. Não pensei que a hóstia significasse sofrimento. Mas depois que li a frase " É O MEU CORPO ENTREGUE POR VÓS.... O MEU SANGUE DERRAMADO POR VÓS” compreendi melhor. Foi muito boa essa catequese.

    ResponderExcluir
  3. DIANTE DE TAL INFORMAÇÃO, CABE A CADA UM DE NÓS, IMPLORAR A DEUS TODO PODEROSO QUE VENHA EM SOCORRO DA NOSSA INTELIGÊNCIA, A FIM DE QUE POSSAMOS CONHECER E ENTENDER OS SEUS DESÍGNIOS COM OLHOS E OUVIDOS ESPIRITUAIS E SUPLICAR COM IMENSO FERVOR:
    SENHOR EU CREIO, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ!
    AMÉM!!!
    .
    Ojosé
    .
    Fecho aspas.

    ResponderExcluir
  4. Creio em Cristo21 agosto, 2016 08:43

    Antes de padecer na crus Jesus disse que estava tudo consumado.

    ResponderExcluir