terça-feira, 26 de junho de 2012

OS SANTOS DO MÊS
 NO MÊS DE JUNHO, A IGREJA QUE SOMOS NÓS,  COMEMORA   COM   GRANDE LOUVOR A  FESTA  DOS  SANTOS:  ANTONIO, JOÃO , PEDRO E PAULO, HOMENS QUE  VIVERAM  SEGUINDO OS PASSOS DO DIVINO MESTRE  E COM SEU EXEMPLO DE VIDA, TORNARAM-SE  SANTOS E  NOSSOS INTERCESSORES.
QUANTO A SANTO ANTONIO, JÁ TIVEMOS OPORTUNIDADE  DE  COMENTAR  SUA  VIDA , CITANDO UM DOS SEUS GRANDES SERMÕES,O FOGO DO ESPÍRITO SANTO, E HOJE VAMOS  NOS DETER  AOS  DEMAIS SANTOS, INICIANDO POR JOÃO, ONDE A IGREJA, SOLENEMENTE, CELEBRA O SEU NASCIMENTO. É O ÚNICO SANTO CUJO NASCIMENTO E MARTÍRIO SÃO EVOCADOS EM DUAS SOLENIDADES PELO POVO CRISTÃO. SEU NASCIMENTO É CELEBRADO PELO POVO COM GRANDE JÚBILO: CANTOS E DANÇAS FOLCLÓRICAS, FOGUEIRAS E QUERMESSES FAZEM DA SUA FESTA UMA DAS MAIS POPULARES E QUERIDAS DA NOSSA GENTE, NO DIA 24 DE JUNHO. SÃO JOÃO BATISTA NASCEU SEIS MESES ANTES DE JESUS CRISTO, SEU PRIMO, E FOI UM ANJO QUEM REVELOU O SEU NOME AO SEU PAI, ZACARIAS, QUE HÁ MUITOS ANOS REZAVA COM SUA ESPOSA PARA TEREM UM FILHO.
COM O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA, TEMOS UMA NOVA ETAPA NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SALVADOR E VIVIFICANTE DE DEUS, JÁ INICIADO COM AS CONCEPÇÕES DE ISABEL E MARIA.
OS ACONTECIMENTOS QUE PRECEDEM ESTES DOIS FATOS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ENTENDERMOS MELHOR O AMBIENTE MISTERIOSO EM QUE AS DUAS MÃES GERAM OS SEUS FILHOS.
A CONCEPÇÃO DE ISABEL, EM IDADE TARDIA, E O NOME COMUM “JOÃO”, ATRIBUÍDO AO MENINO, SEM SEMELHANTES ENTRE OS PARENTES, ROMPE COM AS ESTRUTURAS TRADICIONAIS. JOÃO, CUJO NOME SIGNIFICA “DEUS É PROPÍCIO”, VEIO À LUZ EM IDADE AVANÇADA DE SEUS PAIS. PARENTE DE JESUS, FOI O PRECURSOR DO MESSIAS. É JOÃO BATISTA QUEM APONTA O SENHOR, DIZENDO: “EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. DELE É QUE EU DISSE: ‘DEPOIS DE MIM, VEM UM HOMEM QUE PASSOU ADIANTE DE MIM, PORQUE EXISTIA ANTES DE MIM’”. DE SI MESMO DEU ESTE TESTEMUNHO: “EU SOU A VOZ DO QUE CLAMA NO DESERTO: ENDIREITAI OS CAMINHOS DO SENHOR”.
LONGE DO TEMPLO, NOS DESERTOS, JOÃO VIVEU FORTALECIDO PELO ESPÍRITO. ELE ABRE OS HORIZONTES PARA A MISSÃO UNIVERSAL DE JESUS, SEM FRONTEIRAS NACIONALISTAS OU RACIAIS. O SENHOR, EM SEU MINISTÉRIO, CONSAGRA O ANÚNCIO DO REINO DA JUSTIÇA E DO PERDÃO INAUGURADO POR JOÃO.

O QUE O TORNOU TÃO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO É QUE, ALÉM DE SER O ÚLTIMO PROFETA A ANUNCIAR O MESSIAS, FOI ELE QUEM PREPAROU O CAMINHO DO SENHOR COM PREGAÇÕES CONCLAMANDO OS FIÉIS À MUDANÇA DE VIDA E AO BATISMO DE PENITÊNCIA (POR ISSO “BATISTA”). COMO NOS ENSINAM AS SAGRADAS ESCIRTURAS: "EU VOS BATIZO NA ÁGUA, EM VISTA DA CONVERSÃO; MAS AQUELE QUE VEM DEPOIS DE MIM É MAIS FORTE DO QUE EU: EU NÃO SOU DIGNO DE TIRAR-LHE AS SANDÁLIAS; ELE VOS BATIZARÁ NO ESPÍRITO SANTO" (MATEUS 3,11).
. GRANDE ANUNCIADOR DO REINO E DENUNCIADOR DOS PECADOS, ELE FOI PRESO POR NÃO CONCORDAR COM AS ATITUDES PECAMINOSAS DE HERODES, ACABANDO DECAPITADO DEVIDO AO ÓDIO DE HERODÍADES, QUE FORA ESPOSA DO IRMÃO DESTE [HERODES], COM A QUAL ESTE VIVIA PECAMINOSAMENTE.
O GRANDE SANTO MORREU NA SANTIDADE E RECONHECIDO PELO PRÓPRIO CRISTO: "EM VERDADE EU VOS DIGO, DENTRE OS QUE NASCERAM DE MULHER, NÃO SURGIU NINGUÉM MAIOR QUE JOÃO , O BATISTA" (MATEUS 11,11).
JÁ NO  PRÓXIMO DIA 29 DO FLUENTE,  A IGREJA DO MUNDO INTEIRO CELEBRA A SANTIDADE DE VIDA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS. ESTES SANTOS SÃO CONSIDERADOS "OS CABEÇAS DOS APÓSTOLOS" POR TEREM SIDO OS PRINCIPAIS LÍDERES DA IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA, TANTO POR SUA FÉ E PREGAÇÃO, COMO PELO ARDOR E ZELO MISSIONÁRIOS.

PEDRO, QUE TINHA COMO PRIMEIRO NOME SIMÃO, ERA NATURAL DE BETSAIDA, IRMÃO DO APÓSTOLO ANDRÉ. PESCADOR, FOI CHAMADO PELO PRÓPRIO JESUS E, DEIXANDO TUDO, SEGUIU AO MESTRE, ESTANDO PRESENTE NOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA DO SENHOR, QUE LHE DEU O NOME DE PEDRO. EM PRINCÍPIO, FRACO NA FÉ, CHEGOU A NEGAR JESUS DURANTE O PROCESSO QUE
CULMINARIA EM SUA MORTE POR CRUCIFIXÃO. TORNOU-SE GRANDE  PREGADOR DO EVANGELHO ATRAVÉS DA DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, NO DIA DE PENTECOSTES, O QUE O TORNOU LÍDER DA PRIMEIRA COMUNIDADE. PREGOU NO DIA DE PENTECOSTES E SELOU SEU APOSTOLADO COM O PRÓPRIO SANGUE, POIS FOI MARTIRIZADO EM UMA DAS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS, SENDO CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO A SEU PRÓPRIO PEDIDO, POR NÃO SE JULGAR DIGNO DE MORRER COMO SEU SENHOR, JESUS CRISTO.
PAULO, CUJO NOME ANTES DA CONVERSÃO ERA SAULO, NATURAL DE TARSO. RECEBEU EDUCAÇÃO DE GAMALIEL, UM DOS GRANDES MESTRES DA LEI NA ÉPOCA. TORNOU-SE FARISEU ZELOSO, A PONTO DE PERSEGUIR E APRISIONAR OS CRISTÃOS, SENDO RESPONSÁVEL PELA MORTE DE MUITOS DELES.
CONVERTEU-SE À FÉ CRISTÃ NO CAMINHO DE DAMASCO, QUANDO O PRÓPRIO SENHOR RESSUSCITADO LHE APARECEU E O CHAMOU PARA O APOSTOLADO. RECEBEU O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E PREPAROU-SE PARA O MINISTÉRIO. TORNOU-SE UM GRANDE MISSIONÁRIO E DOUTRINADOR, FUNDANDO MUITAS COMUNIDADES. DE PERSEGUIDOR PASSOU A PERSEGUIDO,ESCREVEU  13 EPÍSTOLAS, CARTAS E  SOFREU MUITO PELA FÉ E FOI COROADO COM O MARTÍRIO, SOFRENDO MORTE POR DECAPITAÇÃO.

ASSIM QUERIDOS IRMÃOS , COMO ESTES HOMENS  TIVERAM SUA MISSÃO, PRECISAMOS  TAMBÉM DESCOBRIR  A NOSSA, E  EXECER COM CONFIANÇA E FÉ,
 POIS É UMA VOCAÇÃO  QUE É SOMENTE NOSSA, E SUPLICAR  COM SIMPLICIDADE E HUMILDADE A  JESUS O ÚNICO QUE PODE  CONCEDER A GRAÇA DE CORRESPONDER SEMPRE À NOSSA MISSÃO AQUI NA TERRA.

SANTO ANTONIO, SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SAÕ PAULO INTERCEDEI POR TODOS NÓS!!!
AMÉM!!!




Um comentário:

  1. REGINA OLIVEIRA27 junho, 2012 20:16

    OLÁ JOSI

    VOCE POSTOU DUAS VEZES O MESMO TEMA!
    DEIXEI MEU COMENTARIO NA SEGUNDA POSTAGEM

    ResponderExcluir