domingo, 12 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMÍLIA



A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA VAI ACONTECER, NESTE ANO, ENTRE OS DIAS 9 E 15 DE AGOSTO, COM O TEMA “FAMÍLIA, IGREJA DOMÉSTICA, CAMINHO PARA O DISCIPULADO.
CRIADA EM 1992, A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA É CELEBRADA ANUALMENTE NO MÊS DE AGOSTO POR TODAS AS PARÓQUIAS DO PAÍS A PARTIR DO SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO, DIA DOS PAIS. NESTE ANO CATEQUÉTICO, A IGREJA QUER APROFUNDAR A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E CATEQUESE. OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS CATEQUISTAS. OS FILHOS APRENDEM IMITANDO.
COM A SEMANA NACIONAL, A IGREJA QUER, UMA VEZ MAIS, SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, QUE, TALVEZ MAIS QUE OUTRAS INSTITUIÇÕES, TEM SIDO POSTA EM QUESTÃO PELAS AMPLAS, PROFUNDAS E RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE E DA CULTURA.
    O CONTEXTO ATUAL EXIGE DA NOSSA AÇÃO EVANGELIZADORA UM PROFUNDO ARDOR MISSIONÁRIO PARA AJUDAR AS FAMÍLIAS A NÃO PERDEREM DE VISTA A SUA MISSÃO PRIMORDIAL DE SER A PRIMEIRA ESCOLA DAS VIRTUDES SOCIAIS DE QUE AS SOCIEDADES TÊM NECESSIDADE.
 O RECENTE DOCUMENTO DE APARECIDA CONSTA QUE “FAMÍLIA É UM DOS TESOUROS MAIS IMPORTANTES DOS POVOS LATINO-AMERICANOS E É PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE INTEIRA”. EM NOSSO PAÍS UMA PARTE IMPORTANTE DA POPULAÇÃO ESTÁ AFETADA POR DIFÍCEIS CONDIÇÕES DE VIDA QUE AMEAÇAM DIRETAMENTE A INSTITUIÇÃO FAMILIAR. EM NOSSA CONDIÇÃO DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO, SOMOS CHAMADOS A TRABALHAR PARA QUE ESTA SITUAÇÃO SEJA TRANSFORMADA E QUE A FAMÍLIA ASSUMA SEU SER E SUA MISSÃO NO ÂMBITO DA SOCIEDADE E DA IGREJA.
 FAZENDO UMA NOVA LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS, VEMOS COM MUITA CLAREZA QUE O CRIADOR, NO MOMENTO QUE DEU GÊNESE AO SER HUMANO, HOMEM E MULHER, OS FAZENDO À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, INSTITUIU, TAMBÉM, A FAMÍLIA, QUE REFLETE A MESMA SEMELHANÇA DA FAMÍLIA TRINITÁRIA, POIS DEUS NÃO É SOLITÁRIO, MAS UMA FAMÍLIA; PAI (CRIADOR), FILHO (REDENTOR), ESPÍRITO SANTO (DEUS AMOR): “DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM, CRIOU-OS À IMAGEM DE DEUS; ELE OS CRIOU HOMEM E MULHER”I (GN 1, 27). ABENÇOANDO OS NOVOS SERES QUE CRIOU DEUS, DISSE-LHES: “CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA E DOMINAI A TERRA”(GN, 1,28). EM OUTRA NARRATIVA DA CRIAÇÃO, ALIÁS, A PRIMEIRA DO LIVRO DAS ORIGENS, O GÊNESIS, O CRIADOR, UMA VEZ CRIADO O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA DISSE: “NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ. VOU FAZER-LHE UMA COMPANHEIRA QUE LHE CORRESPONDA.” (GN 2, 18). E, CRIADA A MULHER, QUE TEM A MESMA DIGNIDADE DO HOMEM, ADÃO, O PAI DOS VIVENTES, ADMIRADO, EXCLAMOU: “DESTA VEZ SIM, É OSSO DOS MEUS OSSOS E CARNE DE MINHA CARNE”! “ELA SERÁ CHAMADA ´HUMANA´, PORQUE DO HOMEM FOI TIRADA.” “POR ISSO DEIXARÁ O HOMEM O PAI E A MÃE E SE UNIRÁ A SUA MULHER, E ELES SERÃO UMA SÓ CARNE.”(GN, 2, 23).
POIS BEM, EM SENDO A FAMÍLIA HUMANA UMA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM DIVINA, COM SEMELHANÇA DA FAMÍLIA TRINITÁRIA, ELA SOMENTE READQUIRIRÁ A DIGNIDADE PERDIDA QUANDO VOLTAR A SER O REFLEXO DA FAMÍLIA TRINITÁRIA, NA QUAL DEUS NÃO SÓ É PAI, MAS PATERNIDADE, JESUS CRISTO NÃO É APENAS FILHO, MAS FILIAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO, NÃO É SOMENTE UNIÃO, MAS UNIDADE.
A FAMÍLIA, ENTÃO HOJE, PARA CUMPRIR SUA MISSÃO DE PROMOTORA DO BEM-ESTAR DO SER HUMANO TERÁ QUE CADA VEZ MAIS SER POÇO DE PATERNIDADE, BERÇO DA FILIAÇÃO E COMUNIDADE DE AMOR.
NESSE CONEXTO, CELEBRANDO EM NOSSAS COMUNIDADES A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA,  É FUNDAMENTAL UM OLHAR ATENTO, DIRIGIDO COM CARINHO, AFETO E ATENÇÃO À FAMÍLIA, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE E TESOURO DOS POVOS.
ASSIM, VALORIZANDO A FAMÍLIA AUTÊNTICA, A IGREJA NO BRASIL CONCLAMA A TODOS PARA QUE PROSSIGAM NO OBJETIVO PASTORAL DE EVANGELIZAR PELA FAMÍLIA E PARA A VIDA, CONTINUANDO COM O EMPENHO SÓCIO-EVANGELIZADOR PELA PROMOÇÃO DA VIDA, LEMBRANDO SEMPRE DO IMPORTANTE E INSUBSTITUÍVEL PAPEL SUBSIDIÁRIO DA FAMÍLIA CIDADÃ PARA O BEM DA SOCIEDADE. POR ISSO CONCLAMA A TODAS  AS FORÇAS VIVAS,COMO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, OS PODERES PÚBLICOS, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, AS UNIVERSIDADES, O SISTEMA EDUCACIONAL, AS EMPRESAS, AS INSTITUIÇÕES E OS ORGANISMOS NÃO-GOVERNAMENTAIS A PROMOVER OS VALORES DA FAMÍLIA, ENFATIZAM OS BISPOS BRASILEIROS.
COM EFEITO QUERIDOS LEITORES  DIANTE DESSA REFLEXÃO, DEVEMOS COMO CRISTÃOS QUE SOMOS, COMO PAIS QUE SOMOS,  CUMPRIR A NOSSA MISSÃO DIANTE DA  NOSSA FAMÍLIA, EDUCANDO OS NOSSOS FILHOS E NOSSOS JOVENS PARA UM MUNDO  MAIS HUMANO, MAIS FRATERNO E MAIS JUSTO.
QUE A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, ABENÇOE NOSSAS FAMÍLIAS!





Um comentário:

  1. OLÁ JOSI
    MUITO BOM SABER QUE A IGREJA RESERVOU DATAS PARA REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA, SEM ELA NÃO SOMOS NADA, NÃO PODEMOS EVOLUIR,NEM MESMO REPARAR NOSSO ERROS.
    FELIZ É AQUELE QUE TEM UMA FAMILIA ESTRUTURADA!

    ResponderExcluir