segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CONSCIÊNCIA E SENSO DO PECADO


EM TEMPOS DE QUARESMA  É OPORTUNO FALAR  DOS ERROS  QUE COMETEMOS E  QUE A IGREJA DENOMINA DE PECADO, POIS DEVEMOS LEMBRAR QUE SOMOS HUMANOS, FRÁGEIS E SUJEITOS  AS TENTAÇÕES, VISTO QUE RESSOA  NO NOSSO INTERIOR UMA VOZ QUE APONTA PARA UMA LEI SUPERIOR ,  À QUAL DEVEMOS OBEDECER, ADVERTINDO QUE DEVEMOS AMAR,   PRATICAR O BEM E FUGIR DO MAL. ESTA  VOZ É A  CONSCIÊNCIA QUE FALA AO HOMEM NA INTIMIDADE  DE SEU CORAÇÃO.
POR OUTRO LADO, NÃO É DIFÍCIL CONSTATAR QUE O HOMEM CONTEMPORÂNEO VIVE SOB A AMEAÇA DE UMA ECLIPSE DA CONSCIÊNCIA, DE UMA DEFORMAÇÃO E  DE UM ENTORPECIMENTO E ATÉ MESMO DE UMA ANESTESIA DA CONSCIÊNCIA. DIANTE DE  TAIS CONSTATAÇÕES PERCEBE-SE QUE AQUELE QUE NÃO ESCUTA A VOZ DE SUA CONSCIÊNCIA, NEM RECONHECE SUAS  FRAQUEZAS, VIVE  AFASTADO DO PERDÃO E DA LUZ DIVINA, POIS É PRECISAMENTE  NA CONSCIÊNCIA ONDE SE LOCALIZA A FINA SENSIBILIDADE. TUDO ISSO NÃO SIGNIFICA  UMA OPRESSIVA  SENSAÇÃO DE TEMOR OU DE ANGÚSTIA, NEM TAMPOUCO UM MERO CONHECIMENTO INTELECTUAL OU PSICOLÓGICO, MAS UM PROFUNDO E SERENO PESAR POR NÃO TER CORRESPONDIDO AO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS.
NO MUNDO ATUAL COM A DEBILITADA EXPERIÊNCIA DE DEUS,  SE MANIFESTA  ENTRE MUITOS  HOMENS O DESAPARECIMENTO DA EXPERIÊNCIA DA CONSCIENCIA, E ASSIM A FÉ EM DEUS ESTÁ AMEAÇADA, CORRENDO ATÉ MESMO O RISCO DE SE EXTINGUIR COMO UMA CHAMA  QUE DEIXA DE SER ALIMENTADA.
ESTAMOS ASSIM QUERIDOS LEITORES, VIVENDO DIANTE DE UMA PROFUNDA CRISE  DE FÉ, ENTRETANTO NÃO DEVEMOS DESANIMAR, MAS TER ESPERANÇAS, PORQUE COMO BEM DISSE  ISAIAS  9.1 “ o povo  que andava nas trevas  viu uma grande luz, sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz”. ESSA LUZ  É JESUS CRISTO, O QUAL NOS ENSINA QUE QUEM NECESSITA DE MÉDICO SÃO OS ENFERMOS,NÃO OS SADIOS, E PARA ISSO, ELE  NOSSO DIVINO MÉDICO VEIO AO MUNDO PARA SAVAR  A NÓS PECADORES, E LEVAR-NOS À CONVERSÃO.
ASSIM SEJA!!!


2 comentários:

  1. OLÁ JOSI

    COMO DEVE SABER ADORO LER SOBRE O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA, ATRAVÉS DELA É QUE EVOLUÍMOS.

    NÃO VALORIZO O TERMO PECADO, COMETEMOS ERROS E VAMOS REPETINDO ATÉ ACERTARMOS.
    NÃO SOA BEM PARA MIM, FALAR EM PECADO, PORQUE MEU DEUS É JUSTO, MISERICORDIOSO E BOM.
    O PECADO É USADO COM TEMOR, FAZENDO OS CRISTÃOS PROCURAREM A RELIGIOSIDADE POR MEDO!
    CREIO QUE O AMOR É A CAUSA É MAIS SALUTAR DE NOS RELIGARMOS E AUMENTARMOS A NOSSA FÉ, POR ISTO QUE NÃO ME VEJO COMO PECADORA E SIM UMA ETERNA APRENDIZ, TENTANDO EVOLUIR E ACEITANDO AS PROVAS.....

    ResponderExcluir
  2. OI
    A TERMINOLOGIA E O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ERRO E PECADO SÃO SIMILARES; MAS O QUE IMPORTA PARA NÓS E O QUE A IGREJA RECOMENDA É QUE DEVEMOS RECONHECER QUE SENDO SERES HUMANOS, SOMOS POR NATUREZA FRÁGEIS E ASSIM SUJEITOS A ERROS;AGORA NO MOMENTO QUE TEMOS ESSE RECONHECIMENTO AÍ SIM VAMOS CAMINHAR E BUSCAR ACERTAR, POIS VIVER BEM É MTO SIMPLES, BASTA PRATICAR A CARIDADE E O AMOR VIRTUDES CRUCIAIS NA VIDA DE UM VERDADEIRO CRISTÃO.

    ResponderExcluir