quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUARTA FEIRA DE CINZAS


A QUARESMA COMO JÁ SABEMOS INICIA-SE NA QUARTA FEIRA DE CINZAS. AS LEITURAS DESSE DIA : JOEL 2, 12-18, O SALMO 50, PENITENCIAL POR EXCELÊNCIA, ONDE O APÓSTOLO NOS CONVIDA À RECONCILIAÇÃO COM DEUS, COMO MEIO DE ATRAIR PARA SE A MISERICÓRDIA DO SENHOR. O EVANGELHO DO DIA  MATEUS 6, 1-6 – 16-18, POR SUA VEZ NOS ENSINA   O VERDADEIRO  SENTIDO DA ORAÇÃO, O JEJUM E A ESMOLA.
DESDE OS TEMPOS ANTIGOS OS CRISTÃOS  ADOTARAM ESSA FORMA DE MANIFESTAR A CONTRIÇÃO E A DOR. COM O PASSAR DOS TEMPOS O USO DAS CINZAS  FOI INCORPORADO AO RITO PENITENCIAL, SINALIZANDO O ÍNICIO DA QUARESMA. EM ROMA POR EXEMPLO, CONSTA QUE ESSE RITO ERA CELEBRADO, JÁ NO SÉCULO VII, NA QUARTA FEIRA ANTERIOR AO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA.  NOS CASOS DE FALTAS GRAVES O CONFESSOR ENVOLVIA O PENITENTE  COM UMA VESTE QUE COBRIA DE CINZAS, PARA DEPOIS EXPULSAR DO TEMPLO COM AS SEGUINTES PALAVRAS: “LEMBRA-TE HOMEM QUE ÉS PÓ E AO PÓ HÁS DE VOLTAR, FAZ PENITÊNCIA  A FIM DE TERES   A VIDA ETERNA”.LOGO APÓS  O PENITENTE PARTIA PARA LOCAIS AFASTADOS  FORA DA CIDADE, ONDE DEVERIA FAZER PENITÊNCIA AO LONGO DE TODA QUARESMA, PARA SER READMITIDO NA COMUNIDADE SÓ QUINTA FEIRA SANTA.COM O PASSAR DOS TEMPO FOI CRESCENDO O NÚMERO DE FIÉIS QUE ASSOCIAVA DE FORMA  ESPONTÂNEA A ESSES RITOS  DE PENITÊNCIA, DESEJANDO  MOVIDOS PELA  DEVOÇÃO RECEBER AS MESMAS  CINZAS  COM QUE ERAM  COBERTOS OS PECADORES ARREPENDIDOS, E ESSE RITUAL DE IMPOSIÇÃO DE CINZAS TORNOU-SE OBRIGATÁRIO  PARA LEIGOS E CLÉRIGOS.
DESSE MODO QUERIDOS LEITORES, PERCEBEMOS QUE A CERIMÔNIA DE BENÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS NÃO DEVE SER VISTA APENAS  COMO UMA BELA MANIFESTAÇÃO  DE FÉ QUE DEITA SUAS RAÍZES EM TEMPOS REMOTOS, MAS UM SACRAMENTAL, UM SINAL, POR CUJO INTERMÉDIO A IGREJA INTERCEDE PELOS FIÉIS QUE SE ACOLHEM A ESTA CERIMÔNIA E IMPLORA PARA TODOS A GRAÇA DA  CONVERSÃO E DE MUDANÇA REAL DE VIDA.
ASSIM, COM AS CINZAS  COMO SINAL DE PENITÊNCIA QUE REPRESENTA  A FRAGILIDADE  HUMANA,  E DA FUTILIDADE DOS BENS DESTE MUNDO, SÍMBOLO DA MORTE, DEVEMOS  AO LONGO DA CAMINHADA QUARESMAL BUSCAR A NOSSA RENOVAÇÃO, FORTALECENDO-NOS  PARA UMA EFETIVA MUDANÇA DE  VIDA   CHEIA DE GRAÇA E DE MISERICÓRDIA  DIVINA.  
ASSIM SEJA!!!!

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    SEMPRE ME LEMBRO DA NOSSA MÃE FAZENDO A CRUZ NA TESTA, FAZIA AQUILO COM MUITA FÉ,MAS NUNCA SOUBE DIZER O PORQUE DESTA SIMBOLOGIA. H0JE VOCÊ CHEGA, MUITO DIDATICAMENTE, EXPLICA DO PÓ CHEGAMOS AO PÓ RETORNAREMOS, TUDO MATÉRIA, SOMOS ENERGIA EM TRANSFORMAÇÃO,POR ISTO O GRANDE CHAMADO PARA A NOSSA TRANSMUTAÇÃO!

    ResponderExcluir