quinta-feira, 22 de março de 2012

CONHECENDO O PAPEL DA PASTORAL DA SAÚDE

 SENTINDO  O GRANDE IMPACTO  CAUSADO PELO TEMA DA  CAMPANHA  DA FRETRNIDADE  E  MAIS UMA VEZ LENDO SEU TEXTO BASE,  RESOLVEMOS  TECER ALGUNS  COMENTÁRIOS ACERCA  DAS AÇOES TRANSFORMADORAS  QUE SÃO PROPOSTAS PARA  A MELHORIA DA SAÚDE NO BRASIL.AS AÇÕES DE JESUS PARA COM OS DOENTES INSPIRARAM A IGREJA NO EXERCÍCIO DA CARIDADE FRATERNA; ASSIM MUITOS  RELIGIOSOS VIVEM SUA CONSAGRAÇÃO A DEUS   E SE INCORPORAM  NA MISSÃO DA IGREJA  POR MEIO DO SERVIÇO AOS DOENTES E AQUELES QUE SOFREM, AJUDANDO-OS A ENCONTRAR SENTIDO HUMANO E  CRISTÃO  NESSAS  REALIDADES. AS PESSOAS  DA  VIDA RELIGIOSA SUSCITA ENERGIAS DE  HUMANIZAÇÃO EM LUGARES E AMBIENTES QUE CORREM O RISCO DE E TRANSFORMAREM EM  LUGARES DE ABANDONO, DESESPERO E DESUMANIZAÇÃO, REVELANDO  DESSE MODO QUE JESUS  NÃO OS ABANDONA NUNCA, PROMOVEM A CARIDADE FRATERNA, MOSTRANDO O VERDADEIRO  ROSTO DE DEUS E SEU AMOR.
NESSE CONTEXTO, PODEMOS  CITAR A PASTORAL DA SAÚDE  QUE REPRESENTA A ATIVIDADE  DESEMPENHADA PELA IGREJA NA SAÚDE, É EXPRESSÃO DE SUA MISSÃO E MANIFESTA A TERNURA  DE DEUS PARA COM A HUMANIDADE QUE SOFRE. NO BRASIL ESTA PASTORAL CONTA COM  CERCA DE  80 MIL AGENTES VOLUNTÁRIOS, GRANDES  MOTIVADORES  DESTE TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO. ELA SE CONSTITUI EM ENTIDADE DE AÇÃO SOCIAL VINCULADA A  CNBB, COMO SOCIEDADE  CÍVICO RELIGIOSA, SEM FINS LUCRATIVOS, RECONHECIDA OFICIALMENTE  DESDE MAIO DE 1986, COMO PASTORAL  SOCIAL, ORGANIZADA POR  TEMPO  INDETERMINADO, CONFORME  SEUS ESTATUTO E  REGIMENTO INTERNO. SEU OBJETIVO É PROMOVER, EDUCAR, PREVENIR, CUIDAR, RECUPERAR, DEFENDER  E CELEBRAR A VIDA OU PROMOVER AÇÕES EM PROL  DA  VIDA SAUDÁVEL E PLENA DE TODO O POVO, TORNANDO PRESENTE, NO MUNDO DE HOJE, A AÇÃO LIBERTDORA DE CRISTO  NA ÁREA DA SAÚDE.               A PASTORAL ATUA EM TRES DIMENSÕES:
1 – PELA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE  SOLIDÁRIA. OS  AGENTES INSPIRADOS POR JESUS FAZEM CHEGAR AOS IRMÃOS  O CONSOLO DO  PRÓPRIO SENHOR, O BOM SAMARITANO;
2- PELA DIMENSÃO COMUNITÁRIA, DESENVOLVENDO AÇÕES EDUCATIVA E PREVENTIVA PARA TODA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AS ENFERMIDADES COMUNS;
3- A DIMENSÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL  QUE VISA CONSCIENTIZAR  OS CIDADÃOS  DE SEUS DIREITOS E DEVERES NO SISTEMA DE SAÚDE. 
DENTRE  OS GRANDES DESAFIOS DA PASTORAL, DESTACA-SE  O DE AMPLIAR  A CONCEPÇÃO DE  CUIDADOS  DEVIDOS AOS DOENTES. O AVANÇO DAS TÉCNICAS MÉDICAS PROPICIOU  GRANDE EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS, NO ENTANTO  HÁ O PERIGO DE SE  SUBMETER A VIDA  A TÉCNICA, TRAZENDO ALGUNS  PROBLEMAS COMO  O ABORTO EUGÊNICO, A DISTANÁSIA. A EUTANÁSIA, E SOBRETUDO  O PERIGO DE SE DESCUIDAR  DO DEVIDO CALOR HUMANO ÁQUELE QUE SOFRE. FAZER O BEM DENTRE AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL, INCLUI  TAMBÉM FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE  NO CONTROLE SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, PELAS VIAS  JÁ ASSEGURADAS  PELA CONSTITUIÇÃO.
ESPERAMOS  TER CONTRIBUIDO PARA MAIS UMA INFORAMAÇÃO PERTINENTE AS INÚMERAS  ATIVIDADES DA IGREJA NOS TEMPOS ATUAIS !!! E QUE  DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE...


 

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    SABEMOS COMO É BELO A DEDICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE NA PASTORAL DA SAÚDE, PELO POUCO QUE SEI, A IGREJA DA VITÓRIA TEM UM CENTRO QUE É DE EXCELENCIA, É PEQUENO, QUE NÃO PODE ABARCAR MUITA GENTE.BEM O ATENDIMENTO DO ISBA, COM SUA ATUAÇAO NO CORTE GRANDE, SÃO APENAS ALGUNS BONS EXEMPLOS.
    SABEMOS QUE NÃO É PAPEL DA IGREJA OFERECER ASSISTENCIA, A REAL MISSÃO É EVANGELIZAR, CREIO QUE SE EXISTE ESTA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE É POR CONTA DA FALENCIA DO GOVERNO.
    SÓ PARA ILUSTRAR A PREFEITURA DO MUNICIPIO DE SALVADOR TEVE SUAS CONTAS REPROVADAS PELO TCU! O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ AMEÇADO DE FECHAR, SEM VERBAS, SEM APOIO, NÃO SEI ONDE O POVO IRÁ PARAR....
    SÓ ESPERO QUE NÃO SE DEITEM NOS BANCOS DAS IGREJAS BUSCANDO UMA SOLUÇÃO, SOMOS CORDEIROS DE DEUS, MANSOS, SEM SABER BUSCAR NOSSOS DIREITOS, PÁIS ONDE NÃO FOI PACTUADO A EDUCAÇÃO, AINDA IREMOS VER MUITA GENTE BATER CABEÇA!

    ResponderExcluir