domingo, 25 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA




SGUNDO O TEXTO BASE  DA CAMPANHA  DA FRATERNIDADE,  A IGREJA NESSA QUARESMA, A LUZ DA PALAVRA DE DEUS, DESEJA ILUMINAR A  DURA REALIDADE DA SAÚDE PÚBLICA E LEVAR  OS MISSIONÁRIOS A SEREM CONSOLO NA  DOENÇA, NA DOR, NO SOFRIMENTO E NA MORTE, E AO MESMO TEMPO, EXIGIR QUE OS POBRES  TENHAM UM ATENDIMENTO DIGNO EM RELAÇÃO À  SAÚDE.

QUANTO AO SIGNIFCADO DO CARTAZ   DA CAMPANHA, ATUALIZA O ENCONTRO DO BOM SAMARITANO COM O DOENTE QUE NECESSITA DE CUIDADO ( LUCAS 10, 29-37. A MÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE SEGURANDO AS MÃOS  DA PESSOA DOENTE, AFASTA A CULTURA DA MORTE, TORNA VISÍVEL A ACOLHIDA ENTRE  IRMÃOS. A IGREJA COMO MÃE APROXIMA-SE  E  CUIDA  DOS DOENTES, DOS FRACOS, DOS FERIDOS E DE TODOS  QUE SE ENCONTRAM A MARGEM DO CAMINHO.,  O PROFISSIONAL DE PÉ, O ENFERMO SENTADO  OLHO NOS OLHOS, LEMBRAM O COMPROMISSO E A DEDICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE, NO PROCESSO DE CURA DO PACIENTE, E A CONFIANÇA DO DOENTE NAQUELE  QUE O ACOLHE E CUIDA. A ACOLHIDA  E  O CUIDADO ALIVIAM A DOR, ESTALECEMM UMA RELAÇÃO  DE CONFIANÇA  DECISIVA PARA A CURA E SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS SOCIAIS. A CRUZ QUE  SUSTENTA E ILUMINA O SENTIDO DO CARTZ RECORDA A SALVAÇÃO QUE JESUS CRISTO NOS CONQUISTOU; ELA ILUMINA  A VIDA  HUMANA, A MORTE, AS DORES, O SOFRIMENTO DAS PESSOAS SEM ASSISTENCIA MÉDICA, NO ENTANTO  É ELA TAMBÉM  QUE ILUMINA  O ENCONTRO   ENTRE O PROFISSIONAL DA SAÚDE E O DOENTE , POIS APONTA PARA A ESPERANÇA DA TRANSFORMAÇÃO  COMPLETA.

PARA  NOSSA MAIOR REFLEXÃO,  TRANSCREVIO ABAIXO A ORAÇÃO DA CAMPANHA, E QUE  TODOS  POSSAM  TER UMA VIDA  RENOVADA PELO AMOR DE DEUS.

SENHOR DEUS DE AMOR
PAI DE BONDADE
NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS
PELO DOM DA VIDA,
PELO AMOR COM QUE CUIDAIS DE TODA CRIAÇÃO
VOSSO FILHO JESUS CRISTO
EM SUA MISERIC[ÓRDIA ASSUMIU
A CRUZ DOS ENFERMOS
E DE TODOS OS SOFREDORES
SOBRE ELE DERRAMOU  A ESPERANÇA DE  VIDA  EM PLENITUDE.
ENVIAI-NOS  SENHOR O VOSSO ESPÍRITO
GUIAI A VOSSA IGREJA PARA QUE ELA  PELA CONVERSÃO, SE FAÇA SEMPRE MAIS SOLIDÁRIA AS DORES E  ENFERMIDADES DO POVO, E QUE A SÁÚDE SE DIFUNDA SOBRE A  TERRA.
AMÉM!!!1

2 comentários:

  1. OLÁ JOSI

    APÓS LEITURA DO SEU TEXTO DE HOJE FIQUEI A PENSAR NA MISSA, CREIO QUE NA HORA DO OFERTORIO, COM ESTA CAMPANHA VOCES ESTÃO LEVANDO O QUE PARA O ALTAR?????
    FATO É QUE ESTAMOS TODOS DOENTES, O S CUIDADORES DOENTE DA ALMA, QUEREM AVANÇAR NO MUNDO DA MATERIA, NUNCA ESTÃO SACIADOS, SEMPRE QUEREM MAIS E MAIS EMPREGOS PARA PODER PAGAR TODAS AS SUAS CONTAS, POR ISTO VEMOS TANTOS PROFISSIONAIS ENVELHECIDOS, MAU HUMORADOS, CABISBAIXOS.......
    É PRECISO RECORRER A DEUS PARA AUEMNTAR A NOSSA FÉ!

    ResponderExcluir
  2. oi
    MUITO PERTINENTE O SEU QUESTIONAMENTO,MAS VAMOS TENTAR RESPONDER, AFINAL SOU UMA CRISTÃ MISSIONÁRIA QUE BUSCO AVANÇAR NOS CONHECIMENTOS.
    NA PROCISSÃO DO OFERTÓRIO DEVEMOS EM PRIMERIO LUGAR ENTREGAR A NOSSA VIDA A DEUS, DA FORMA COMO ESTAMOS, EM SEGUIDA LEVAMOS AO ALTAR A HÓSTIA SANTA QUE SIGNIFICA O CORPO DE CRISTO QUE TAL COMO O TRIGO PRECISOU MORRER PARA DAR FRUTOS E FINALMENTE O VINHO QUE NA SUA TRANSFORMAÇÃO VEM A SER O SANGUE DE CRISTO.
    NAS MISSAS FESTIVAS AS OFERTAS SÃO ACRESCIDAS POR EX. DE TRIGO, DO PEIXE, DA UVA, DO PÃO, PARA MOSTRAR QUE TUDO ISSO PASSA POR TRANSFORMAÇÃO E O QUE JESUS DE FATO DESEJA É A NOSSA CONVERSÃO.

    ResponderExcluir