quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIGNIDADE DAS PROFISSÕES


NO DECORRER DOS ÚLTIMOS ANOS  TEMOS  VISTO UM CRESCENTE  CONTINGENTE  DE  DIVERSAS PROFISSÕES  QUE CRESCEM DE  FORMA MAIS RÁPIDA  QUE A CAPACIDADE DE  ABSORÇÃO E CONSUMO DE MERCADO. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO MUITAS VEZES VEMOS PROFISSIONAIS INSATISFEITOS QUE ATÉ ABANDONAM A SUA PROFISSÃO TAMANHO O  GRAU DE INSATISFAÇÃO.PERCEBEMOS QUE O PROBLEMA NÃO É SOMENTE PESSOAL, MAS ACIMA DE TUDO INSTITUCIONAL.
SURGE DAÍ   A NECESSIDADE DE ABRIR NOVOS CAMINHOS, MEDIANTE  ALTERNATIVAS  QUE POSSAM APRIMORAR A FORMAÇÃO GERENCIAL, APRENDENDO MESMO A SER UM EMPRESÁRIO, A VENDER O PRODUTO , QUE NADA MAIS É QUE A CAPACIDADE PROFISSIONAL. DEVEMOS AINDA TRABALHAR USANDO METAS E OBJETIVOS, ALÉM DE ENTENDER  A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO. FUNDAMENTALMENTE DEVEMOS SABER QUE MUITO DO SUCESSO OU DO FRACASSO ADVÉM DA IMAGEM; ENTRETANTO  NÃO CULPE  A SUA PROFISSÃO! ESTUDE  PARA APRENDER  A GERENCIAR A SUA VIDA PROFISSIONAL.
COM EFEITO QUERIDOS LEITORES FAZENDO UMA COMPARAÇÃO DESSA  ÉPOCA TÃO  CONTURBADA  COM A DE  JESUS, ONDE O JUDAÍSMO TINHA SUAS ESPERANÇAS NA VINDA DE UM MESSIAS QUE RESTAURARIA O ANTIGO IMPÉRIO E TINHAM SUAS RAÍZES NA “TEOLOGIA DE PODER”, E SEUS PRIVILÉGIOS, OBSERVAMOS QUE  NA REALIDADE O PROJETO DE DEUS NÃO É O DE CONSOLIDAR AS ESTRUTURAS DE REALEZA E PODER, MAS RESGATAR E PROMOVER A VIDA ENTRE OS POBRES E EXCLUÍDOS, CRIANDO LAÇOS PESSOAIS E SOCIAIS DE FRATERNIDADE E PARTILHA. ESSE PROJETO NASCE NO MEIO DO POVO, NASCE EM UMA INSIGNIFICANTE CIDADE DA GALILEIA, NA CASA DE UM SIMPLES CARPINTEIRO: JOSÉ. REJEITADO POR AQUELES SEDUZIDOS PELO PODER, JESUS ENCONTRA ACOLHIDA ENTRE OS POBRES E PEQUENINOS QUE LUTAM PARA SE VEREM LIVRES DA HUMILHAÇÃO, DA ESCRAVIDÃO, DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS, DAS DROGAS, DA PROSTITUIÇÃO, DA LUXÚRIA, DA CRIMINALIDADE, DA VIOLÊNCIA E DE TODO TIPO DE PECADO. MAS ISSO NÃO SE FAZ SEM TRABALHO. É PRECISO PASSAR PELA ESCOLA DA HUMILDADE, DA SIMPLICIDADE E DA FORÇA DE VONTADE. E A MELHOR ESCOLINHA É AQUELA DE JOSÉ, NA HUMILDE NAZARÉ.
SOMOS CONVIDADOS A OLHAR PARA JOSÉ, HOMEM JUSTO, QUE TIRAVA DE SEU TRABALHO, NA CARPINTARIA, O SUSTENTO HONESTO DE SUA VIDA. LANÇANDO O OLHAR PARA OS NOSSOS DIAS, NOTAMOS UMA GRANDE DISTÂNCIA DOS HOMENS ENTRE SI, POR CAUSA DO AVANÇO DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, VISTO QUE A TECNOLOGIA TRAZ SEUS BENEFÍCIOS, MAS, ÀS VEZES, NÃO SÓ SUBSTITUI O TRABALHADOR COMO ATÉ O ESCRAVIZA OU – PIOR AINDA – NEUTRALIZA-O.
 PARA CONCLUIR ESTE TEXTO,  PEÇAMOS A DEUS O DOM DA COMPREENSÃO DO SEU PROJETO E APRENDAMOS, COM SÃO JOSÉ, O SENTIDO DO TRABALHO PARA AS NOSSAS VIDAS E FAMÍLIAS E AS VIRTUDES DA JUSTIÇA, DA HONESTIDADE, DA SIMPLICIDADE E DA HUMILDADE.

AMÉM!!!



Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    REALMENTE NÃO VEMOS POR AQUI PREOCUPAÇÕES DO GOVERNO, DAS INSTITUIÇÕES EM ANALISAR O MERCADO, COMO ANDA A DISTRIBUIÇÃO COM A RELAÇÃO A POPULAÇÃO.COMO ACONTECE EM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO.
    AQUI VIMOS ABERTURA DE TANTAS FACULDADES COM ENSINO PRECÁRIO E PROFISSIONAIS BATENDO CABEÇA POR AÍ, E O QUE É PIOR NAO SE ESPECIALIZAM,NÃO INVESTEM E FINGEM QUE TRABALHAM, É POR ISTO QUE VEMOS MUITA INSATISFÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, COMO VOCÊ MESMO AFIRMOU.

    ResponderExcluir