quarta-feira, 21 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE



AO TOMAR CONHECIMENTO DO   TEXTO BASE DA CNBB- CNFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL,  QUE TRATA DA CAMPANHA DA  FRATERNIDADE DO ANO EM CURSO, CUJO LEMA “ QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA” ECLO  38,8,  FUI LENDO ALGUNS ITENS  E TOMADA PELO DESEJO DE COMPARTILHAR COM OS FIÉIS SEGUIDORES  RESOLVI   POSTAR UM PEQUENO  RESUMO DO TEMA ORA EM FOCO.
 A SAÚDE  INTEGRAL É O QUE MAIS SE DESEJA. HÁ MUITO TEMPO, ELA VEM SENDO CONSIDERADA A PRINCIPAL PREOCUPAÇAO E PAUTA  REIVINDICATÓRIA DA POPULAÇÃO  BRASILEIRA, NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. A VIDA , A SAÚDE E A DOENÇA SÃO REALIDADES PROFUNDAS, ENVOLTAS EM MISTÉRIOS; DIANTE DELAS AS CIÊNCIAS NÃO  SE ENCONTRAM EM CONDIÇÕES DE OFERECER UMA PALAVRA DEFINITIVA, MESMO COM TODO APARATO TECNOLÓGICO HOJE DISPONÍVEL. ASSIM , AS ENFERMIDADES, O SOFRIMETNO E A MORTE APRESENTAM-SE COMO  REALIDADES DURAS DE SEM ENFRENTADAS E CONTRARIAM OS ANSEIOS DE VIDA E BEM –ESTA DO SER HUMANO.
POR OUTRO LADO , A EXPERIÊNCIA DA DOENÇA MOSTRA QUE O SER HUMANO É UMA PROFUNDA UNIDADE PNEUMOSSOMÁTICA,  NÃO É POSSÍVEL SEPARAR CORPO E ALMA. NIGUÉM ESCOLHE  FICAR DOENTE. A DOENÇA SE IMPÕE , ALÉM DE NÃO RESPEITR A NOSSA LIBERDADE, ELA TAMBÉM  TOLHE NOSSO DIREITO DE IR E VIR, SENDO POR ISSO UM  FORTE CONVITE  A RECONCILIAÇÃO E A  HARMONIZAÇÃO COM NOSSO PRÓPRIO SER. É AINDA UMA  APELO A FRATERNIDADE E A IGUALDADE, POIS NÃO DISCRIMINA  NINGUÉM; ATINGE A TODOS: RICOS, POBRES, CRIANÇAS JOVENS, IDOSOS. COM A DOENÇA ESCANCARA-SE DIANTE DE TODOS  NOSSA PROFUNDA IGUALDADE, SENDO  A ATITUDE  MAIS LÓGICA  A FRTERNIDADE E A SOLIDARIEDADE.
DINATE DA TAL REALIDADE  PERCEBE-SE QUE A VIDA SAUDÁVEL  REQUER  HARMONIA ENTRE O CORPO E  ESPÍRITO, ENTRE PESSOA E AMBIENTE, ENTRE PERSONALIDADE E RESPONSABILIDADE. NESSE SENTIDO  O GUIA PASTORAL EENTENDENDO QUE A SAÚDE É CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E COMUINITÁRIO, APRESENTA LAGUMAS EXIG~ENCIAS PARA SUA MELHORIA COMO: - articular o tema saúde com a alimentação,  educação,  trabalho, a remuneração, promoção da mulher, da criança , da ecologia e do  meio ambiente; -a preocupação com as ações de promoção da  saúde e da  defesa da  vida, que respondem a necessidades imediatas  das pessoas, das coletividades e das relações interpessoais.
PARA  QUE ESTAS AÇÕES CONTRIBUAM PARA A CONSTRUÇÃO  DE POLÍTICAS  PÚBLICAS E DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL E LOCAL , DEVEM SER CALCADAS  EM VALORES COMO ; A IGUALDADE,  SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, DEMOCRACIA, QUALIDADE DE VIDA E PARTICIPAÇÃO CRISTÃ. ASSIM QUERIDOS IRMÃOS TRATA-SE DE UMA CONCEPÇÃO  DINÃMICA E SOCIOECONÔMICA  DA SAÚDE QUE, AO TOMAR O TEMA DA SAÚDE, NÃO RESTRINGE A REFLEXÃO A CAUSAS FÍSICAS, MENTAIS E ESPIRITUAIS, MAS AVANÇA PARA AS SOCIAIS .COM ESTA ABORDAGEM A IGREJA OBJETIVA  APRESENTAR ELEMENTOS PARA DIALOGAR COM A SOCIEDADE, A FIM DE MELHORAR A SITUAÇÃO DE  SAÚDE  DA POPULAÇÃO.
.
-

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    MUITO BOM ESTE TEXTO!
    VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE COM DOENTES, DE TODOS OS TIPOS, OS DESFAVORECIDOS ECONOMICOS SOFREM MAIS E SÃO ACOMETIDOS DE MAIS DOENÇAS POR FALTA DE CONDIÇÕES SOCIO ECONOMICAS. DOENÇAS ANTIGAS ESTÃO VOLTANDO A TONA COM FORÇA TOTAL, TIPO TUBERCULOSE, HANSEN,ETC.
    JÁ OS MAIS ABASTADOS SOFREM DE OUTRAS PATOLOGIAS, O STRESS, SÃO SUBMETIDOS AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLENCIA NO TRANSITO, COBRANÇAS DE PRAZOS, VIVEM NA TENSÃO!
    O QUE VEJO DE MAIS GRAVE É A FALTA DE ACESSO, NAO TEMOS CLINICAS, NAO TEMOS UMA POLITICA DE SAÚDE PARA MINIMIZAR A DOR DO OUTRO, ATÉ PARA QUEM PODE PAGAR ASSSITENCIAS PRIVADAS, ESTÃO RECLAMANDO DOS ATENDIMENTOS.
    TAMBEM TEM OS DOENTES DA ALMA, ESTES SÓ JESUS NA CAUSA!
    DE RESTO SÓ TEMOS A ESPEIRITUALIDADE POR NÓS, POIS INFELIZ DAQUELE QUE PADECE...

    ResponderExcluir