terça-feira, 20 de março de 2012

RELACIONAMENTO, UMA QUESTÃO DE ATITUDES!!
SABEMOS O QUANTO É DIFÍCIL MANTER UM  RELACIONAMENTO SAUDÁVEL EM QUALQUER AMBIENTE, EM ESPECIAL NO TRABALHO ONDE TEMOS QUE CONVIVER COM PESSOAS DE  DIVERSAS CRENÇAS, VALORES E COSTUMES    MUITAS VEZES DIFERENTES DOS NOSSOS. ASSIM  PARA QUE AS RELAÇÕES    FUNCIONEM AS PESSOAS  PRECISAM SE COMPORTAR E SE COMUNICAR ADEQUADAMENTE.
QUANDO  NOS REFERIMOS   SOBRE AS RELAÇÕES QUE SE  ESTABELECEM EM DETERMINADO  GRUPO, PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA DE  QUE CADA UM É ÚNICO E, EMBORA ESTEJAM NO  MESMO LOCAL E ATÉ COMPARTILHAR  DE COISAS EM  COMUM, NÃO PENSAM EXATAMENTE IGUAL E NEM  COMUNGAM DOS MESMOS INTERESSES, MESMO QUE   O MEIO POSSA  SER  CHEIO DE EXIGÊNCIAS, TENSÕES,  PRECISA PREVALECER A EDUCAÇÃO E RESPEITO MÚTUO.
TUDO ISSO NOS FAZ   REFLETIR NO RELACIONAMENTO QUE JESUS  TINHA COM  SEUS DISCÍPULOS, QUANDO TRATAVA A TODOS DE FORMA HUMANA E IGUALITÁRIA, EMBORA MUITOS DELES  FOSSEM HOMENS RUDES E SEM MUITA COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS QUE VIVENCIAVAM, MAS O MESTRE COM SUA PEDAGOGIA DO AMOR A TODOS ORIENTAVA, EVITANDO  NA MAIORIA  DAS VEZES CONFLITOS E DISPUTAS,POIS  SABIA QUE CONSTRUIR  RELAÇÕES    SERIA UMA  TAREFA ÁRDUA, COMO  PODEMOS VER NO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS, CAP  1, 15-26, QUANDO JESUS REUNE-SE COM SEUS APÓSTOLOS   E ELEGEM MATIAS PARA OCUPAR  A  VAGA  DEIXADA POR JUDAS, PARA  FAZER PARTE DO  MINISTÉRIO DE  JESUS COM SEUS  12 APÓSTOLOS;
“convém, pois  que destes homens que  tem estado  em nossa companhia todo o tempo em que  o SENHOR JESUS, viveu entre nós, um deles se torne testemunha :  e propuseram dois: José e Matias e oraram nestes termos: Senhor que conhece o coração de todos,mostra-nos qual destes  escolheste para tomar parte no teu ministério..... e a sorte caiu sobre Matias, que foi incorporado aos 11  apóstolos....”PENSANDO DESTA MANEIRA JESUS EVITOU O CONFLITO DESNECESSÁRIO E  PODE MANTER A PAZ ENTRE O SEU GRUPO DE MISSIONÁARIOS, FAZENDO QUE TODOS ENTENDESSEM  A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO  E BOA RELAÇÃO ENTRE OS SEUS COLABORADORES.
COM  EFEITO QUERIDOS LEITORES, O MAIS IMPORTANTE  DENTRO  DE TODO ESSE CONTEXTO É QUE AS PESSOAS ENTENDAM QUE  QUANTO MAIS AGRADÁVEIS CONSEGUIREM SER, QUANTO MELHOR  TRATAREM  OS IRMÃOS, TERÃO CHANCES DE   VIR A SER QUERIDAS E RESPEITADAS  TANTO COMO PESSOAL, COMO PROFISSIONAL ; NA   VERDADE  TUDO NA  VIDA É UMA TROCA, TUDO DEPENDE DA MANEIRA  COMO INTERAGIMOS.
  PARA MAIOR  REFLEXÃO CONVIDO A  UMA LEITURA ORANTE      DO LIVRO DE ECLESIÁSTICO CAP 18, 15-18, QUE FALA DA MANSIDÃO PARA  COM O PRÓXIMO:
“Meu filho, não mistures  a repreensão com  o benefício, não acrescentes nunca  palavras duras  e más as tuas dádivas.Porventura  o orvalho não refresca  o calor ardente? Assim uma palavra  doce vale mais  do que um presente. A  doçura das palavras não prevalece sobre  a própria dádiva? Mas  uma e  outra coisa se encontram  no homem justo. O insensato  censura  com aspereza: a dádiva de um indiscreto  resseca os olhos.




                                                         

Um comentário:

  1. OLÁ JOSI

    MUITO BOA A POSTAGEM DE HOJE.
    CREIO QUE SERIA INTERESSANTE SE PUDESSEMOS NASCER COM MANUAL DE SOBREVIVENCIA, SÓ QUE NÃO TEMOS E CHEGAMOS NA TERRA PARA CONVIVERMOS COM EMOÇÕES E GENTE DE TODO TIPO, POR ISTO É MELHOR QUE A GENTE SEJA MAIS PARCIMONIOSO NAS RELAÇÕES, SEJAMOS MAIS OBSERVADORES,MAIS DISCRETOS E ASSIM SEREMOS MAIS LEVES E FELIZES

    ResponderExcluir